No segundo dia da missão de arranque do New Development Bank (NDB) em Curitiba, os executivos do banco foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca, na quarta-feira, dia 6 de abril, no gabinete do Palácio 29 de Março.
Participaram do encontro o especialista sênior do escritório local do NBD em Brasília, Marcos Thadeu Abicalil, representando a diretora Claudia Prestes, os líderes de projeto Fernando de Melo e Silva e Ludmila Vidigal Silva, o especialista ambiental Marcelo Camargo, além do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, a assessora de investimentos do Ippuc, Ana Jayme, e o coordenador da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Paulo Socher.
“Estamos entusiasmados com a entrada do NDB em Curitiba na implementação de um eixo feito na minha primeira gestão: o BRT Leste-Oeste. O programa vai nos possibilitar renovar terminais hoje acanhados, tal qual o do Capão da Imbuia, que terá novos espaços, com maior conforto e funcionalidade, e a futura eletrificação dos ônibus”, explicou o prefeito.
A entrada do NDB na carteira de financiamentos do município foi concretizada em dezembro de 2021, com a assinatura do contrato para o Programa de Aumento da Velocidade e Capacidade do BRT Leste-Oeste, com investimentos de US$ 75 milhões pelo NDB e US$ 18,7 milhões em contrapartidas da Prefeitura.
“Para o NDB, um banco voltado à inovação e à sustentabilidade, é muito importante termos um projeto de urbanização em uma das cidades de maior referência em planejamento urbano do país. Aqui temos a oportunidade de disseminar boas práticas, em uma cidade historicamente administrada por urbanistas”, comentou o especialista sênior do NBD em Brasília, Marcos Thadeu Abicalil.
No encontro com os representantes do banco, Greca destacou os avanços e próximos desafios de Curitiba, como o aproveitamento energético dos equipamentos da Prefeitura, a partir da geração de energia solar, a eletrificação da frota de coletivos e a Reserva Hídrica do Futuro, ao longo do Rio Iguaçu , utilizando cavas como reservatórios de água.
Frente Nacional de Prefeitos
O NDB fará parte da agenda da próxima reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), cujo o tema será Urbanização. Como diretor de Inovação e vice-presidente da FNP, Rafael Greca quer compartilhar com os administradores municipais de todo o País, as oportunidades de financiamento que o banco oferece às cidades brasileiras.
“A participação do Brasil na formação do NDB, o banco dos BRICS, é estratégica para abrir uma nova fronteira de desenvolvimento”, reforçou o prefeito.
O Brasil tem a maior participação no capital do NDB – com 19,3%. O banco é presidido pelo brasileiro Marcos Prado Troyjo, eleito pela assembleia da instituição em maio de 2020 para um mandato de cinco anos.