Rafael Greca entrega primeiro Cras que une serviços sociais e Liceu de Ofícios

Rafael Greca entrega primeiro Cras que une serviços sociais e Liceu de Ofícios

As novas instalações do Cras Iguaçu oferecem ambientes mais adequados para o atendimento social

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Iguaçu, na Regional Cajuru, está de casa nova, entregue pelo prefeito Rafael Greca no dia 29 de março. A unidade, que executa serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para prevenção de situações de vulnerabilidade, ganhou uma nova sede (Rua Leonardo Novicki, 983) que também abriga o Liceu de Ofícios Cajuru.

Esta é a primeira unidade de Curitiba a otimizar os serviços de um Cras e de um Liceu de Ofícios, tornando-se local de proteção social básica e geração de oportunidades de qualificação profissional, trabalho e renda. É também o primeiro espaço da Fundação de Ação Social (FAS) a ofertar acesso gratuito à internet pelo programa Wi-Fi Curitiba, da Prefeitura.

“Nesse espaço unimos serviços para atender as famílias com cestas básicas, com a segurança social e alimentar, com a proteção das crianças, das mulheres e dos idosos, além de profissionalizar pessoas”, disse o prefeito Rafael Greca, que inaugurou o novo espaço em comemoração aos 329 anos de Curitiba.

Para o prefeito, a unidade ajuda a tornar Curitiba mais justa e melhor, além de manter a cidade referência na área assistência social. “Cada endereço desses que temos espalhados por toda a Curitiba simboliza o suporte social que faz uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades para todos”, ressaltou.

Facilidade de acesso

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, destacou que o funcionamento do Cras e do Liceu de Ofícios em um mesmo local vai facilitar o acesso e o atendimento da população da região.

“Neste novo espaço temos condições mais adequadas para os servidores e para a população. É no Cras que as famílias encontram proteção social, são encaminhados para oportunidades de emprego, recebem subsídio alimentar, e a partir de agora, aqui no Cajuru, terão acesso gratuito à internet e a oportunidades de se profissionalizar e buscar emprego”, disse Vilaruel.

Melhoria

As novas instalações do Cras Iguaçu oferecem ambientes mais adequados para o atendimento social. Entre os serviços ofertados estão o de atualização cadastral, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes e idosos e o Proteção Social Básica em Domicílio.

Os Cras são as unidades básicas da assistência social nas comunidades, considerados porta de acesso a direitos e benefícios que visam a emancipação social das famílias, com a superação das situações de vulnerabilidade.

Em funcionamento desde 2010, o Cras Iguaçu tem atualmente 3.920 famílias inscritas no Cadastro Único, sistema do Governo Federal para a concessão de benefícios sociais. Destas, 1.145 recebem o Auxílio Brasil.

Laboratório de informática

No Liceu de Ofícios Cajuru, o laboratório de informática está equipado com computadores para oferta de oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos para comunidade. Há ainda aparelho de televisão e impressora 3D.

Inicialmente, a programação contará com a oferta de cursos de informática básica, para preparação para o mercado de trabalho. O espaço também ficará à disposição da comunidade, para acesso aos cursos de qualificação online.

Em breve, novos cursos na área de tecnologia e inovação também deverão ser ofertados à população, que terá oportunidade de aprender técnicas de criação de desenhos vetoriais, modelagem e impressão, usando impressoras 3D. A programação de curso será divulgada a partir de abril.

Presenças

Participaram da inauguração o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Junior, os vereadores João da Loja 5 Irmãos, Serginho do Posto e Herivelto Oliveira, o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, e o presidente do Conselho Tutelar Cajuru, João Carlos Pires de Camargo.

Da FAS participaram também a chefe dos Núcleos Regionais, Veranice Vieira de Lara Hayashida, a supervisora do Núcleo Regional Cajuru, Cláudia Foltran, e a coordenadora do Cras Iguaçu, Selma dos Santos. E, ainda, os diretores Adriano Laurindo (Relações do Trabalho), Melissa Alves Ferreira (Apoio à Empregabilidade) e Maria Vanderleia Garcia Santos (Proteção Social Básica).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress