Rafael Greca entrega novo binário no Capão da Imbuia e celebra avanço da mobilidade urbana em Curitiba

Rafael Greca entrega novo binário no Capão da Imbuia e celebra avanço da mobilidade urbana em Curitiba

novo binario
Formado pelas ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, o novo binário moderniza a mobilidade urbana

O prefeito Rafael Greca entregou no dia 19, terça-feira, as obras de requalificação viária para a implantação do novo binário formado pelas ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, no Capão da Imbuia. O binário, que reorganiza o fluxo de veículos e promove melhorias no trânsito da região, é a primeira obra viária concluída do Projeto Inter 2, que busca modernizar a mobilidade urbana e aumentar a eficiência do sistema de transporte, promovendo também o desenvolvimento dos bairros.

“Hoje entregamos essa obra que simboliza o futuro chegando ao Capão da Imbuia, impulsionado pelas intervenções do Novo Inter 2. Este projeto envolve um anel viário de 38 km que conecta 28 bairros, estruturando Curitiba para a eletromobilidade com recursos conquistados graças à excelência técnica dos projetos da Prefeitura e ao financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, destacou Greca.

No novo binário, as duas ruas paralelas que antes eram de mão dupla foram requalificadas e transformadas em vias de sentido único. Agentes de trânsito estão na área para orientar motoristas e a Setran reforça a importância de atenção à nova sinalização.

 

O que foi feito

As melhorias incluem 3.937 metros de drenagem, 2.620 metros quadrados de novo pavimento em concreto – que é mais resistente e requer menos manutenção –, 5.240 metros quadrados de calçadas planas e seguras, com 132 rampas de acessibilidade.

As mudanças abrangem ainda 60 novas luminárias em LED, paisagismo, e 1.240 metros de ciclovia na Rua Osmário de Lima, entre as ruas Nivaldo Braga e Paulo Kissula.

Além disso, o trecho receberá 209 mudas de cerejeiras e pau-ferro que estão sendo plantadas. Os serviços foram coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

 

“Não há planeta B”

“É um marco para o avanço da eletromobilidade em nossa cidade, ajudando a reduzir a poluição e combatendo o aquecimento global, porque não há planeta B. Mais do que isso, é um passaporte para o futuro: ônibus sem poluentes, promovendo saúde e sustentabilidade. Essas obras reforçam o compromisso de Curitiba com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos curitibanos”, acrescentou Greca.

 

Melhoria nas vias

Na Rua Osmário de Lima a intervenção aconteceu ao longo de 1.240 metros entre as ruas Nivaldo Braga e Paulo Kissula. Já na Rua Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, as melhorias foram em 1.380 metros entre as ruas Vitório Vizinoni e Paulo Kissula.

A execução das obras levou cerca de um ano e exigiu paciência dos moradores que agora comemoram os resultados. A professora de línguas Isabel Ribeiro e o companheiro, Kevin Husak Carvalho, moradores da Rua Alberto Monteiro Carvalho, contam que puderam colocar em uso a bicicleta que estava guardada havia tempos, já que agora tem ciclovia à disposição.

“Antes eu precisava disputar espaço com os carros e não achava seguro. Agora tem ciclovia, tem calçada boa para os pedestres e uma via com uma boa pavimentação para que todos circulem em segurança e conforto”, conta Isabel.

Kevin destaca a valorização da região, com a intervenções realizadas no bairro. “Está bonito, vistoso, organizado. Foram meses de adaptação devido às obras, mas depois de pronto superou nossa expectativa”, contou Carvalho.

O aposentado Iran Albuquerque, morador do bairro há 58 anos e presidente do Conselho de Saúde da Unidade de Saúde Iracema, foi ao encontro do prefeito para agradecer as obras. “Nenhum outro prefeito fez pela cidade o que está sendo feito pelo Greca. São obras que mudam o bairro e que fazem a gente ter uma vida cada vez melhor”, disse Albuquerque.

 

Projeto Inter 2

As intervenções fazem parte do Projeto Inter 2, integrante do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com US$ 106,7 milhões em financiamento do BID para expandir a capacidade e velocidade das linhas Inter 2 e Interbairros II.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, ressaltou o impacto da obra. “É uma obra imponente e transformadora, que requalificou completamente as ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, criando um espaço urbano mais organizado e seguro para todos.”

De acordo com Rodrigues, o novo binário, somado aos benefícios promovidos por outro entregue recentemente na região (Nivaldo Braga/Olga Balster), organizou o fluxo do trânsito e promoveu avanço na mobilidade urbana. Inaugurado em setembro, o binário Nivaldo Braga/Olga Balster foi a primeira intervenção concluída do projeto Ligeirão Leste/Oeste, financiado pelo New Development Bank (NDB).

 

Mudança de itinerário

Com a implantação do binário, três linhas de ônibus tiveram mudança. A linha 030-Interbairros III teve seu itinerário alterado pela Rua Paulo Kissula, ambos sentidos. A linha 386-Cajuru teve itinerário alterado pelas ruas Benedito Conceição e Olga Balster, sentido bairro, e pela Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho e Nivaldo Braga, sentido Centro. E, por último, a linha 311-Araguaia teve itinerário alterado pelas ruas Osmário de Lima e Paulo Kissula, sentido bairro.

 

Outras obras do lote

Outras três vias do Tarumã e Capão da Imbuia – Avenida Victor Ferreira do Amaral e ruas Hayton da Silva Pereira e 21 de Junho – recebem obras do Lote 4 do projeto Novo Inter 2, abrangendo 3,5 mil metros de infraestrutura viária completa, incluindo drenagem, terraplenagem, pavimentação em concreto, iluminação pública, paisagismo e novas calçadas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress