Curitiba vai liderar o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da RMC (Coin). A eleição que definiu a diretoria executiva e a posse foram feitas nesta quarta-feira (25/5), no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba.
O prefeito Rafael Greca foi eleito o presidente do Coin, o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, é o 1º vice-presidente, e o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, o 2º vice-presidente. A gestão da diretoria do Coin será por dois anos.
O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Defesa Social, comandantes das GMs da grande Curitiba e guardas municipais de Curitiba e região metropolitana.
O Consórcio já trabalha na criação de um plano de contingência em segurança pública. Fazem parte do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da RMC (Coin) as cidades de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Mandirituba.
Velocidade da informação
Greca destacou que a velocidade na troca de informações entre as guardas municipais da região metropolitana é fundamental para o sucesso no trabalho do Consórcio.
“A questão da segurança pública envolve a união da informação e velocidade na troca dessa informação de qualidade. Na informação pura, clara e cristalina. Assim vamos fazer um trabalho efetivo”, afirmou Greca.
O prefeito citou como exemplo a Muralha Digital de Curitiba, que reúne imagens e informações de câmeras de segurança da Guarda Municipal, dos radares de trânsito, de Ruas da Cidadania, parques, praças e cemitérios da cidade.
Para o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso Santos Júnior, a efetivação do Coin é um avanço para todas as cidades que formam a grande Curitiba.
“Somos o primeiro Consórcio Intermunicipal de Guardas Municipais. Vamos ter um trabalho integrado que vai garantir o bem maior, que é a vida dos cidadãos”, disse o comandante da GM de Curitiba.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos, destacou que as cidades terão mais força trabalhando em conjunto. “O Consórcio tem dois aspectos principais, comungar boas práticas de segurança com troca de informações e ser uma ferramenta hábil para captação de recursos financeiros do governo federal”, afirmou.
Presenças
Também participaram do evento o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o superintendente Executivo da Defesa Social e Trânsito, Wagnelson de Oliveira, o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro, o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, a assessora especial do gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias, o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro, e o vereador Marcelo Fachinello.
Entre os representantes da região metropolitana participaram a vice-prefeita de Araucária, Hilda Lukalski Seima, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, a prefeita de São José dos Pinhais, Margarida Maria Singer, os prefeitos de Campo Largo, Mauricio Rivabem, de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti, e de Fazenda Rio Grande, Marco Antonio Marcondes da Silva, o vice-prefeito de Mandirituba, Manoel Airton Cruz, o secretário de Ordem Pública de Quatro Barras, Laertes Andreatta, e o comandante da GM de Colombo, Fabrício Camargo.