Rafael Greca e Eduardo Pimentel entregam Ligeirão Norte-Sul, que reduz em 15% o tempo de deslocamento entre o Santa Cândida e o Pinheirinho, em Curitiba

Rafael Greca e Eduardo Pimentel entregam Ligeirão Norte-Sul, que reduz em 15% o tempo de deslocamento entre o Santa Cândida e o Pinheirinho, em Curitiba

Ligeirão Norte-Sul
A expectativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) é de que 35 mil pessoas utilizem a linha nos dias úteis

Com a conclusão das obras do trecho Sul, nas Avenidas República Argentina e Winston Churchill, o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, inauguraram na quarta-feira (17/1) a linha 250 Ligeirão Norte-Sul, que passa a ligar o Santa Cândida ao Pinheirinho, com trajeto de 38 quilômetros (ida e volta).

O Ligeirão vai trazer uma redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto de ida e volta, que poderá ser realizado em até 100 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras.

A estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) é que 35 mil pessoas utilizem a linha nos dias úteis.

“O meu sonho é entregar a cidade melhor do que recebi e é isso o que o Eduardo e eu estamos fazendo. É uma imensa alegria o dia de hoje.  Com o novo Ligeirão Norte-Sul diminuímos em 15 minutos o trajeto de ida e volta entre os dois extremos da cidade, Norte e Sul. Esse terminal solar (Santa Cândida) vai se ligar a outro terminal solar com energia limpa (Pinheirinho). E esse mês ainda, nós também vamos  começar as obras do Ligeirão Leste-Oeste”, disse Greca. O prefeito destacou, ainda, a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos. “O futuro pertence à eletromobilidade”, disse.

Atmosfera cultural

A primeira viagem da Linha 250 Ligeirão Norte-Sul foi feito em clima de celebração. Músicos que integram a Orquestra de Corda de Curitiba, regidos pelo maestro Julião Boêmio, tocaram ao longo de todo o percurso, adiantando a atmosfera cultural que tomará conta da cidade nos próximos dias, com a edição de número 41 da Oficina de Música de Curitiba, que será realizada entre os dias 25 de janeiro e 4 de fevereiro.

A estreia da nova linha foi feita pelo biarticulado BE 724, conduzido pelo motorista José Pontarolo. O trajeto foi feito em menor tempo que o previsto, em 1 hora e 4 minutos. A saída no terminal Santa Cândida foi às 16h42 e a chegada foi às 17h47 no Pinheirinho.

Os passageiros interagiram com Greca e Eduardo Pimentel. Glaphyra Carvalho, curitibana aposentada que há 14 anos mora em Lisboa, em Portugal e está de férias no Brasil, foi uma delas. Ex-servidora municipal da Educação, ela elogiou e agradeceu ao prefeito e ao vice-prefeito o desenvolvimento que percebeu na cidade. “Curitiba está linda, os bairros limpos e bem cuidados, obras acontecendo e um ótimo transporte que agora, com esse Ligeirão, é ainda mais rápido e eficaz”, disse Glaphyra.

Eduardo Pimentel agradeceu aos vereadores que são aliados do município nas ações que permitem melhorar a vida das pessoas.

“Dia importante da gestão e para a cidade. Inauguramos a linha que promove economia de tempo nas viagens e dá mais qualidade ao transporte, permitindo que as pessoas possam sair um pouquinho mais tarde da sua casa e chegar um pouquinho mais cedo”, disse o vice-prefeito.

Economia de tempo

“Trata-se de uma linha que faz uma importante ligação do Norte e o Sul da cidade, que vai desafogar as linhas paradoras, que já fazem esse trajeto e vão ser mantidas, e trazer mais velocidade de deslocamento para a população”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. “No caso de uma pessoa que utiliza todo dia o trajeto de ida e volta em dias úteis, a economia de tempo será de 1h15 durante a semana”, completa.

Serão 29 ônibus na linha Norte Sul, com intervalos de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em períodos de menor demanda.

Desalinhamento

A obra de ampliação do trajeto para o Sul da cidade contou com o desalinhamento e remodelação de 26 estações-tubo, para permitir a ultrapassagem do Ligeirão, além da revitalização e requalificação das Avenidas República Argentina e Winston Churchill.

O novo Ligeirão Norte-Sul tem um ganho de velocidade de 23% em relação ao ônibus parador, com pontos de parada nos terminais Santa Cândida, Boa Vista, Cabral; nas estações-tubo Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana; e nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.

O trecho Norte, inaugurado em 2018, já estava em operação, com a ligação do Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, no bairro Água Verde, por meio da linha Santa Cândida/Praça do Japão, que passa a se chamar Ligeirão Norte-Sul com a extensão até o Pinheirinho.

Primeira etapa

A primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul foi colocada em funcionamento pelo prefeito Rafael Greca em março de 2018, no trecho de aproximadamente 11 quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Praça do Japão, na divisa dos bairros Água Verde e Batel.

Durante as comemorações pelos 325 anos de Curitiba, Greca entregou à cidade o funcionamento dos primeiros 25 biarticulados que começaram a fazer a ligação entre o terminal do Santa Cândida e o tubo da estação Bento Viana, nas proximidades da Praça do Japão.

A primeira etapa do Ligeirão resultou em benefícios: maior conforto aos usuários, reforço na integração com outras linhas nos terminais e o uso da infraestrutura de ultrapassagem que estava ociosa desde a entrega das obras de desalinhamento das estações-tubo na pista exclusiva de ônibus, iniciadas em meados de 2011 e finalizadas em 2014.

Para completar a operação do Ligeirão Norte-Sul – desde a Praça do Japão até o Terminal Pinheirinho – foram executadas obras ao longo de 7 km.

Estrutural

O Setor Estrutural por onde circulam essas linhas é um marco do planejamento de Curitiba que, pela integração do sistema viário ao transporte público e ao uso do solo, possibilitam acesso por meio de ônibus à casa, ao trabalho e ao lazer com tarifa integrada.

Implantado em 22 de setembro de 1974, o sistema de ônibus expresso foi copiado mundo afora ganhando o nome de Bus Rapid Transit (BRT).

A primeira linha de ônibus expresso na ligação Sul-Centro foi a Capão Raso-Passeio Público, que fazia o retorno na Praça 19 de Dezembro e tinha o terminal central na Barão do Rio Branco.

A primeira ligação com o Norte da cidade por canaleta exclusiva foi feita pela linha Santa Cândida/Praça Rui Barbosa.

Hoje são seis eixos com 81 quilômetros de canaletas – outros dez quilômetros estão em construção, na Linha Verde Norte.

Também participaram da inauguração da nova linha  a deputada estadual, Márcia Huçulak; os secretários municipais de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, e da Região Metropolitana, Leverci Rodrigues; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Castro; o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão; o assessor de articulação política, Lucas Navarro; a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella; o diretor administrativo da Urbs, Pedro Romanel; o Gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs, Sérgio Oliveira; a assessora da Urbs, Karen Bossardia; os administradores regionais Janaína Lopes Gher (Boa Vista), Reinaldo Boaron (Pinheirinho), Raphael Keiji (CIC) e Narciso Doro (Cajuru); e os vereadores Bruno Pessuti, Herivelto Oliveira, Rodrigo Reis, Beto Moraes, Pier Petruziello e Hernani.

Confira as paradas do novo Ligeirão Norte-Sul:

  • Terminal Santa Cândida *
  • Terminal Boa Vista
  • Terminal Cabral
  • Estação-tubo Passeio Público
  • Estação-tubo Central
  • Estação-tubo Eufrásio Correia
  • Estação-tubo Oswaldo Cruz
  • Estação-tubo Bento Viana
  • Terminal Portão
  • Terminal Capão Raso
  • Terminal Pinheirinho*

*No Terminal Santa Cândida os ônibus com letreiros frontal linha 250 Norte-Sul são acessados pela plataforma atrás do parador Santa Cândida/Capão Raso. No Terminal Pinheirinho, são acessados na plataforma do Pinheirinho/Praça Rui Barbosa.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress