Rafael Greca defende compartilhamento de iniciativas para retomada econômica

Rafael Greca defende compartilhamento de iniciativas para retomada econômica

Prefeito Rafael Greca se reúne, em videoconferência, com vice-presidentes da Câmara Temática de Renovação da FNP, do qual ele é lider
O anúncio foi feito durante videoconferência com vice-presidentes da Câmara Temática de Inovação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Como apoio à retomada econômica de todo o país, Curitiba está intensificando o compartilhamento de iniciativas de cidade inteligente com os demais municípios brasileiros. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca, na terça-feira (3/8), durante videoconferência com vice-presidentes da Câmara Temática de Inovação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“Temos que trabalhar juntos trocando experiências, porque acreditamos que aquilo que não se compartilha se perde. A única forma de tornar uma cidade realmente inovadora é torná-la socialmente justa, principalmente neste momento de retomada econômica”, justificou Greca, que lidera a câmara temática e é vice-presidente de Cidades Inteligentes da FNP.

O prefeito lembrou que, a partir de 2017, Curitiba passou a desenvolver iniciativas de cidades inteligentes que têm aumentado a qualidade de vida da população ao gerar eficiência nos serviços públicos. “Criamos o primeiro FabLab público do país, laboratório de fabricação por prototipagem que tem a chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); os Faróis do Saber e Inovação estão educando nossos curitibinhas para a cultura maker (faça você mesmo); fomos a primeira capital do país a adotar a videomedicina para evitar o deslocamento de pessoas durante a pandemia; e até o fim do ano teremos 270 espaços públicos com wifi grátis, entre terminais, escolas, faróis e atrações turísticas”, enumerou.

Greca destacou também a melhora no ambiente de negócios de Curitiba, mesmo durante a pandemia, graças a iniciativas do município dentro do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para juntos desenvolver soluções inovadoras em áreas como empreendedorismo, reurbanização, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente. “Promovemos a desburocratização da abertura de empresas, retomamos programas municipais de incentivo e capacitação, como Tecnoparque e Bom Negócio, e estamos revitalizando regiões da capital com o programa Rosto da Cidade; e implantando em um antigo aterro sanitário nossa pirâmide solar, que irá reduzir o consumo de energia do município”, contou ele.

O prefeito ressaltou ainda que o ecossistema de inovação também está fazendo a sua parte com novos investimentos e geração de empregos. Dois exemplos, citou ele, são as startups curitibanas Ebanx e MadeiraMadeira, os primeiros unicórnios do Sul do país (empresas de base tecnológica avaliadas em US$ 1 bilhão). “O trabalho conjunto do poder público e de todo o ecossistema tem ajudado no crescimento econômico da capital”, argumentou.

Como resultado, Curitiba gerou o número recorde de 25.984 novos empregos com carteira assinada nos primeiros seis meses de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia na semana passada. O número é o maior desde o início da série histórica, em 2003.

Inova Cidades

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, também participou da videoconferência e convidou os prefeitos e vice-presidentes da Câmara Temática de Inovação da FNP a participarem do Fórum Inova Cidades, que ela preside. “Buscamos soluções para lidar com os desafios enfrentados pelos municípios para produzir e incorporar inovação no setor público, bem como defender uma agenda comum em prol da inovação na administração municipal”, explicou Cris.

O Fórum InovaCidades é uma entidade nacional que reúne secretários e dirigentes municipais que trabalham com inovação governamental com foco em troca de conhecimentos para mais eficiência na gestão pública.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress