O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, cumpriu no dia 13, quarta-feira, em Roma (Itália), seu último compromisso da segunda etapa da missão oficial de Curitiba na Europa, depois de ter passado também por Barcelona (Espanha). Ele teve um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano.
“O momento sonhado de prestar contas a Deus e ao nosso Papa Francisco do bem que Margarita e eu, mais a nossa equipe, pudemos propiciar aos nossos queridos curitibanos. Mesmo sem minha amada, na Praça de São Pedro, tenho feliz memória de que ‘somos o bem que fizemos e ainda fazemos’”, disse Greca.
Também participou da cerimônia Baciamano o assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro. O prefeito mostrou ao Papa Francisco um álbum com fotos que apresentam os programas desenvolvidos pela Prefeitura para a proteção dos mais vulneráveis.
“Mostrei ao Santo Padre um relato fotográfico que demonstra a excelência de Curitiba, Capital Mais Igualitária do Brasil e Cidade Mais Inteligente do Mundo”, frisou Greca.
Ações e programas
Da área da segurança alimentar, foi apresentado o Mesa Solidária, que distribui refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e o Restaurante Popular, que oferece 5.100 refeições por dia a R$ 3.
A população de Curitiba e região também pode comprar produtos em média 30% mais baratos do que nos supermercados nos 35 Armazéns da Família. O álbum também tem imagem do programa Câmbio Verde, em que a população troca lixo reciclável por hortifrútis.
Greca mostrou ao Papa Francisco, ainda, a imagem da Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro sanitário desativado da América Latina. E outra imagem da entrega, para a capital paranaense, do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, em novembro de 2023, em Barcelona, na Espanha.
Também fazem parte do álbum montado pelo prefeito imagens de eventos do Natal de Curitiba, que tem a maior programação gratuita do país, das canaletas exclusivas do transporte coletivo e das casas do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, intervenção que vai beneficiar ao todo 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro.