Avançam os serviços de macrodrenagem do programa Curitiba Contra Cheias que tornarão Alto da XV, Cristo Rei e Hugo Lange mais resistentes para suportar os efeitos das fortes chuvas. Os trabalhos de implantação de sistemas de contenção no Rio Juvevê foram concluídos na Rua Dias da Rocha Filho, estão em andamento na Rua do Herval e na Rua Camões e, na próxima etapa, serão iniciados na Rua João Américo de Oliveira e o canteiro de obras está sendo preparado.
Na quarta-feira (25/8), o prefeito Rafael Greca vistoriou a implantação da galeria reservatório sob a Rua Camões. O trecho de 280 metros entre as ruas Deputado Carneiro de Campos e Jaime Balão está recebendo as peças de concreto pré-moldado. Também acompanharam a vistoria o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.
“Estamos realizando obras de macrodrenagem para resolver um problema crônico – de mais de 50 anos – ocasionado pelo crescimento da cidade e a ocupação do fundo de vale do Rio Juvevê”, explicou Greca.
Outra galeria reservatório de 156 metros foi construída sob a Rua do Herval. A nova estrutura de contenção do Rio Juvevê está pronta. Para concluir o trabalho, que se estende pelo trecho entre as ruas Atílio Bório e Zeila Moura dos Santos, será feita na próxima semana a pavimentação.
A terceira galeria reservatório será feita sob a Rua João Américo de Oliveira. Serão 177 metros sob o trecho entre as ruas Reinaldo Egon Heidinger e Alfredo Wenske. Os serviços têm a previsão de começar na próxima semana.
“Quando estiverem prontas, as galerias reservatório irão armazenar temporariamente a água da chuva que cai no Rio Juvevê, controlando a velocidade da sua vazão até que o temporal diminua. As novas estruturas de contenção de cheias irão minimizar os riscos de enchentes”, apontou Rodrigo Rodrigues.
Etapa da obra concluída
Uma das etapas da obra de contenção de enchentes nos bairros Alto da XV e Cristo Rei já foi concluída. Na Rua Dias da Rocha Filho, no trecho entre as ruas Schiller e Padre Germano Mayer, foi construída uma nova e mais robusta galeria de águas pluviais.
No prolongamento da Rua Dias da Rocha Filho e sob a Rua Padre Germano Mayer e a linha férrea foi implantado o chamado “Tunnel Liner”, estrutura tubular de aço corrugado que irá canalizar a água da chuva. A tubulação tem a extensão de 400 metros e irá compor o sistema somado às três galerias reservatório que garantirá à região menos vulnerabilidade a alagamentos.