Foto: Joel Rocha/SMCS.
A orientação foi dada pelo prefeito Rafael Greca durante sua primeira reunião com os dez novos administradores regionais do município
“Tudo o que estiver quebrado, quero arrumado. O que não for possível arrumar, joga-se fora. Mas quero tudo limpo e organizado.”
A orientação foi dada pelo prefeito Rafael Greca durante sua primeira reunião com os dez novos administradores regionais do município, na terça-feira, dia 17.
Eles são responsáveis pela descentralização da gestão por meio das Administrações Regionais, fazendo a interlocução direta com os moradores dos 75 bairros da cidade e atuando para agilizar a implementação dos projetos de governo.
“Façam levantamento de tudo o que estiver errado, que vamos arrumando aos poucos”, completou o Prefeito. “Eu espero que a população seja bem atendida por todos vocês.”
Além desse trabalho mais imediato, o Prefeito reforçou que um de seus principais compromissos é um projeto estrutural a ser feito no Tatuquara.
“Vamos ter um projeto viário para o Tatuquara”, disse o Prefeito sobre o bairro de ocupação relativamente recente. “Ele tem de ser um bairro de Curitiba; não um gueto separado. Vamos unir a região ao restante da Cidade.”
Pulverizado
O encontro serviu também para o Prefeito colher as análises preliminares feitas pelos administradores regionais neste início de gestão. Durante o encontro o Prefeito alinhavou outras medidas que considera importantes para melhorar a qualidade de vida da população.
Segundo a maioria dos administradores regionais, a situação é precária num grande número de ruas, que demandam operação de manutenção no pavimento, no sistema de drenagem e nas calçadas. Há também casos de entulho acumulado ao lado de vias e córregos, ocupações irregulares e parques e praças abandonados.
A recuperação dessa situação já começou a ser feita por meio de um plano emergencial de manutenção.
As próprias Ruas da Cidadania onde ficam as Administrações Regionais padecem com infiltrações e outros problemas, como infestação de pombos, infiltração de água, elevadores paralisados e luminárias estragadas. Essas unidades abrigam um grande volume de serviços à população (como restaurantes populares, quadras esportivas, unidades avançadas do Detran, Sanepar, FAS).
“Os dez administradores regionais são preparados para dar a Curitiba um serviço público eficiente e de qualidade”, afirmou Greca. “Agora temos de criar as condições para que o modelo de administração por meio das Ruas da Cidadania volte a funcionar como funcionava quando eu fui prefeito anteriormente, e também com meus sucessores, mas que deixou muito a desejar na última gestão.”
Greca pretende requalificar as unidades e encomendou alguns estudos para reintegrá-las mais às comunidades, como a realização de feiras no espaço interno e construção de quadra esportiva nas que não dispõe do equipamento.