Quatro Barras preserva tradição de mais de 60 anos da Missa da Paz

Quatro Barras preserva tradição de mais de 60 anos da Missa da Paz

Missa 5

Foto: Josiany Ohde/PMQB

Quatro Barras celebrou na sexta-feira (1º de maio) a Missa da Paz – evento religioso realizado há mais de 60 anos no Parque Estadual da Serra da Baitaca. A missa ao ar livre reuniu mais de 400 participantes, que percorreram quase uma hora em meio à trilha até chegar ao cume do Morro Samambaia, onde a celebração acontece.

O dia ensolarado garantiu um belo cenário durante o evento, que segundo o padre Atalmir Gabriel, tem como maior objetivo orar pela paz. “Em tempos de conflitos e violência é importante rezar pela paz. Hoje ficamos surpresos com o número de pessoas. É sempre uma grande alegria ver a fé e a motivação das pessoas. Ao ver tanta gente, nos enchemos de esperança que o mundo pode ser um lugar melhor”, disse o padre, que celebra a missa há quatro anos.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente; Paróquia São Sebastião; Instituto Ambiental do Paraná (IAP); secretarias municipais de Ordem Pública, Saúde e Infraestrutura; e órgãos parceiros, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) e voluntários do Programa VOU do IAP.

“Todos os anos primamos por uma realização harmônica entre os órgãos, de forma que as comunidades religiosas locais sejam sempre priorizadas. A missa é uma celebração tradicional, que já faz parte da história de Quatro Barras”, afirmou o prefeito Loreno Tolardo, que esteve acompanhando a organização do evento na manhã do dia 1º.

O casal Solange Oliveira Avelar e Rogério de Avelar vieram à missa acompanhados pelos amigos Fátima, Almir, Alessandro e a pequena Tainará, de dez anos. “O tempo colaborou bastante e a missa foi muito bonita. Todo o esforço da subida valeu a pena. Ano que vem estaremos aqui novamente”, disse Solange.

Preparativos

Para receber o público esperado no dia 1º, a trilha que dá acesso ao cume foi previamente preparada. Ao longo do trajeto, de quase dois quilômetros, foram colocadas pedras, firmados degraus e amarradas cordas nos trechos mais íngremes. Um plano de segurança também elaborado, unindo equipes da Secretaria de Ordem Pública e dos órgãos de segurança.

O gerente do Parque Estadual da Serra da Baitaca, Juarez Cordeiro de Oliveira, avaliou o evento de forma positiva. “Tudo transcorreu muito bem e de forma bastante organizada”, disse. O secretário de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro, agradeceu às equipes, que segundo ele, são decisivas para a organização e segurança do evento, que já integra o calendário oficial da cidade.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress