O município de Quatro Barras oficializou um importante passo na segunda-feira, dia 28. Lançou o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente – uma coletânea de informações contendo o panorama da situação atual da infância e da adolescência no município, e políticas públicas, reflexões, anseios e ações norteadoras que visam cumprir os direitos da criança e do adolescente pelos próximos dez anos. O Plano Decenal foi fruto de um trabalho articulado entre secretarias municipais, sociedade civil organizada – com adolescentes que participaram ativamente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, conselhos municipais, Delegacia de Polícia Civil e Rede de Atenção e Enfrentamento às Violências.
Depois de compostas a equipe técnica e o Comitê Interinstitucional, e de um longo trabalho e engajamento dos diferentes setores, o plano foi oficialmente lançado tendo como base seis eixos norteadores, e servirá como base para ações direcionadas à infância e à juventude no período de 2017 a 2026.
Na cerimônia de lançamento, representantes das entidades e instituições colaboradoras estiveram presentes. “Este plano foi realizado de forma democrática, e mais do que cumprir uma importante etapa, demonstra a união de esforços de várias entidades para o cumprimento destas garantias”, disse a secretária municipal de Ação Social, Ieda Tolardo.
Crianças e adolescentes presentes participaram do ato oficial de lançamento ao entregar o Plano Decenal às autoridades presentes.