Quatro Barras firma contrato para operacionalizar o Samu 192

Quatro Barras firma contrato para operacionalizar o Samu 192

Os prefeitos Loreno Tolardo (Quatro Barras), Bihl Zanetti (Campina Grande do Sul), Josimar Fróes (Piraquara), Helder Lazarotto (Colombo), e Antonio Luiz Gusso (Bocaiúva do Sul), assinaram o contrato do Programa SAMU
Município de Quatro Barras terá em sua base uma Unidade de Suporte Básico (USB)equipada para o atendimento de urgência

Quatro Barras está em vias de consolidar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. O prefeito Loreno Tolardo e os prefeitos de Campina Grande Sul, Bihl Zanetti; de Piraquara, Josimar Fróes; de Colombo, Helder Lazarotto; e de Bocaiúva do Sul, Antonio Luiz Gusso; assinaram na manhã do dia 23 de julho o Contrato do Programa SAMU junto ao Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp).

O contrato prevê a abertura de processo licitatório para contratação dos serviços operacionais e de manutenção de duas Unidades de Suporte Avançado (USA), para a Microrregião Leste e Nordeste, que ficarão sediadas nas bases de Colombo e Pinhais; e de três Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios de Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Piraquara.

O processo licitatório prevê a contratação de equipe de profissionais 24 horas, materiais médicos e de consumo, manutenção técnica dos equipamentos médicos e a manutenção preventiva e periódica das ambulâncias, que já estão disponíveis nos municípios.

A contratação via consórcio, e de forma coletiva, vai garantir economicidade às cidades, que suportarão as despesas através de contratos de rateio, ou seja, irão arcar com os custos conforme seu quantitativo populacional.

Como será o atendimento

Após a contratação dos serviços, que segundo estimativa do Comesp deve ocorrer ainda neste ano, Quatro Barras passará a ter em sua base uma Unidade de Suporte Básico (USB) equipada para o atendimento de urgência. Em casos mais graves, as equipes poderão acionar uma das Unidades de Suporte Avançado (USA), com base em Pinhais ou Colombo, que prestarão atendimento nos municípios vizinhos.

Ao acionar o 192, o solicitante será atendido por uma Central de Regulação em Curitiba, que avalia a gravidade da ocorrência e encaminha para o hospital mais adequado para aquele atendimento.

Avanço no atendimento de urgência

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro, disse que hoje o sistema de Saúde contabiliza mais um grande avanço. “Esse era um compromisso do prefeito, trabalhar pela regulação efetiva do SAMU, para que de fato o serviço passe a funcionar. Hoje assinamos o contrato para licitação dos serviços, o que garantirá, muito em breve, a prestação do serviço pré-hospitalar para nossos pacientes, de forma ágil e eficiente, com profissionais capacitados e os recursos tecnológicos necessários”, avaliou a secretária.

O prefeito Loreno Tolardo comemorou o avanço no processo de implantação do programa. “Consolidamos hoje um passo determinante para que o SAMU efetivamente funcione e possa prestar este atendimento tão essencial para socorrer e salvar vidas. É um avanço para o sistema de saúde e para o atendimento da nossa população”, destacou Tolardo, que também já presidiu o Consórcio Metropolitano de Saúde e, desde então, vem somando forças para ampliar o atendimento de saúde metropolitano.

Na reunião, também estiveram presentes o presidente do Comesp e prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; o diretor comercial da Sanepar, Elerian do Rocio Zanetti (Toco); além de secretários municipais de Saúde e de toda a equipe técnica do Consórcio Metropolitano de Saúde.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress