Quatro Barras está em alerta contra a dengue

Quatro Barras está em alerta contra a dengue

alerta contra a dengue
Presença do vetor nos bairros já foi confirmada. Secretaria de Saúde enfatiza importância da colaboração de todos no combate ao mosquito

Um amplo trabalho de monitoramento da dengue é realizado permanentemente pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Agora, o momento é de alerta, de acordo com a equipe. As condições climáticas, que incluem calor e chuvas frequentes, traz o cenário perfeito para a proliferação do mosquito. O que vem preocupando os profissionais da Vigilância é que o vetor Aedes Aegypti já foi encontrado em vários bairros do município, sendo o Jardim Menino Deus o ponto mais crítico.

Segundo o biomédico da Vigilância Ambiental, Wellington Bernieri de Carvalho, 130 armadilhas hoje possibilitam o monitoramento do vetor na cidade. Uma equipe de agentes de endemias faz o acompanhamento semanal das ‘ovitrampas’, como são denominadas as armadilhas para captura dos ovos.

No Menino Deus, das 18 armadilhas instaladas, 14 foram identificadas contendo ovos do transmissor da dengue.

 

CASO CONFIRMADO

Do início do ano até agora, Quatro Barras registrou um caso positivo da doença, que acendeu um alerta nas equipes. O paciente é morador de Quatro Barras, mas esteve em viagem ao litoral paulista, onde já há vários casos confirmados da doença. Isso pode indicar que o contágio ocorreu lá.

Wellington explica que até o momento não há confirmação de contágio no município, ou seja, o vetor da doença – o Aedes Aegypti – está em circulação, mas ainda não foi contaminado. Isso porque os mosquitos não nascem naturalmente transmitindo a dengue. Apenas depois de picar uma pessoa infectada é que o mosquito passa a ser transmissor. A partir daí, o processo acelera. As fêmeas infectadas colocam ovos também infectados potencializando a proliferação de mosquitos transmissores.

Neste combate, o biomédico diz que a prevenção ainda é a melhor aliada. “Pedimos a toda a população que redobre os cuidados em suas casas, criando o hábito de, pelo menos uma vez por semana, checar o quintal, vasos de plantas e outros pontos de acúmulo de água. A prevenção da dengue depende de cada um de nós”, disse Wellington.

 

ANO PASSADO

Em 2024, Quatro Barras registrou 80 casos de dengue na cidade. Deste total, 56 foram infectados no próprio município. Um número preocupante tendo em vista a gravidade da doença.

 

SINTOMAS

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas e vômitos, e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar os sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima. A automedicação pode ser perigosa e mascarar a gravidade da doença.

 

OVITRAMPAS

Ovitrampas são as armadilhas utilizadas pelos agentes para monitorar a presença do mosquito e direcionar as ações de combate à dengue. A Vigilância Ambiental pede a colaboração de todos para que não mexam nas armadilhas, não as utilizem como cinzeiro e não retirem a água que fica em seu interior. As armadilhas estão sempre identificadas com uma paleta de madeira.

 

DICAS PARA ELIMINAR FOCOS DO MOSQUITO

Confira algumas medidas importantes no combate à dengue:

– Tratamento de piscinas: utilize cloro regularmente e siga as orientações de limpeza. Em piscinas de plástico, se o cloro não resolver, troque a água da piscina, lave as bordas com esponja e sabão e deixe secar ao sol.

– Água da chuva: utilize a água da chuva em no máximo 5 dias e mantenha os recipientes bem vedados após o enchimento.

– Mantenha seu quintal limpo: elimine recipientes que possam acumular água, como pneus, vasos de plantas, garrafas PET e caixas d’água destampadas.

– Troque a água dos vasos de plantas: use areia nos pratos para evitar o acúmulo de água.

– Limpe as calhas: remova folhas e outros objetos que possam obstruir a passagem da água.

– Cubra a caixa d’água: utilize uma tampa adequada para evitar a entrada do mosquito.

– Não jogue lixo em terrenos baldios: o lixo pode se tornar um foco de proliferação do mosquito.

 

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Vigilância Ambiental de Quatro Barras, pelo WhatsApp (41) 99649-0263 ou pelo telefone (41) 3671-8800 – ramais 1919 e 1900.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress