A Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã do dia 24, terça-feira, uma reunião para definir quais serão os próximos passos em relação ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que será retomado a partir do dia 13 de setembro nas escolas da região.
A Polícia Militar, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, aproveitou a reunião para fazer uma explicação sobre o projeto, que compõe uma das ações de políticas públicas estaduais sobre drogas e violência no Paraná, além de trabalhar nas instituições de ensino a prevenção primária em segurança pública.
Em Quatro Barras, o Proerd trabalha com dez turmas de 5º ano, totalizando 285 alunos atendidos. As atividades fazem parte do currículo escolar e, com o retorno, acontecerão uma vez por semana, sendo dez horas-aula, ministradas pelo instrutor, soldado Guilherme Kowalczuk e pela soldado Juliane Mansano, com o auxílio de uma professora, tanto no ensino presencial quanto no remoto, seguindo as diretrizes de educação impostas pela pandemia.
O soldado Kowalczuk explicou que o último ano exigiu um novo nivelamento e adaptação para que a PM possa realizar as aulas de forma híbrida, seguindo todos os protocolos de segurança, visando os cuidados com a saúde das crianças. Ele também agradeceu por Quatro Barras abrir as portas novamente para que o projeto possa ser desenvolvido. “Estamos com grande expectativa e vamos atingir 100% das escolas da região. Temos certeza que o trabalho vai ser feito com excelência a partir dessa parceria entre município, Polícia Militar e família de cada aluno”.
A soldado Juliane Mansano comemorou a retomada da iniciativa após a pausa causada pela pandemia. “Ficamos muito felizes por recomeçar o programa no município e estamos muito animados e ansiosos para retornarmos às salas de aula e encontrarmos os alunos. O Proerd vem aí cheio de novidades e adaptado para esse novo momento que estamos vivendo”, disse ela.
Além das questões voltadas às drogas e segurança pública, o Proerd busca trabalhar autoconhecimento e autocontrole emocional, fazendo com que o aluno desenvolva melhor a tomada de decisões e relações no dia-a-dia, aprendendo a lidar com desafios e responsabilidades. Ao final do projeto, os estudantes participam de uma formatura, na qual recebem um certificado.
Para a secretária interina de Educação de Quatro Barras, Marlene do Perpétuo Socorro Pires da Silva, o projeto é de extrema importância tanto para a área escolar quanto para as famílias dos alunos. “Dentro do projeto há diversas orientações cabíveis para a faixa etária dos estudantes, que estão em um processo de desenvolvimento físico e psíquico”, afirmou.
O prefeito Loreno Tolardo celebrou o retorno do projeto e a parceria com a Polícia Militar, que já acontece há anos, além de ressaltar mais esse trabalho voltado à área da educação no município. “Essa é uma ação que demonstra o esforço da atual gestão em fazer mais pela formação dos quatro-barrenses ainda na fase escolar, aliada também aos ensinamentos adquiridos em casa”.