Quando a informação vira conhecimento

Quando a informação vira conhecimento

 

A Marcos Nicolau Strapassoni, no Jardim Santa Rosa, está entre as escolas municipais que adotam práticas contínuas com o jornal em sala de aula, pois há oito anos participa do Projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo. Todos os professores desenvolvem atividades com o intuito de ampliar a compreensão de leitura, contribuindo significativamente para a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas. Afinal, desenvolve todo um potencial crítico: pensar, duvidar, questionar.

Neste sentido, foi elaborado o “Cantinho para Ler e Pensar” no refeitório da escola, onde durante os intervalos e recreio ou até mesmo durante as aulas de literatura, os alunos podem ficar à vontade para ler os jornais e se inteirar das novidades, transformando toda a informação em conhecimento. A ideia é envolver toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais e comunidade em geral, pois o local é de acesso a todos. “Além disso, desde a semana passada fomos privilegiados com o patrocínio do projeto no município. Com isso, passamos a receber aproximadamente 10 exemplares do Jornal Gazeta do Povo diariamente, o que facilita ainda mais o envolvimento de toda equipe da escola”, destaca a supervisora pedagógica, Haniely de Freitas.

A Janela do Conhecimento, com o título “Abram as cortinas para a Manchete do dia”, é outra ação da escola no sentido de incentivar a leitura. Ela é diariamente atualizada com a capa do jornal em exposição.

As atividades têm a aprovação dos alunos. Lanna Nayra Ribeiro, do 5º ano A, conta que esses projetos oferecem um momento de muita aprendizagem e também de conhecimento. “Eu estava com meus amigos lendo as notícias e aprendendo ao mesmo tempo”, lembra a estudante.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress