Protetores de animais de Curitiba foram homenageados, no dia 10, quinta-feira, com um certificado da Prefeitura em reconhecimento pelo relevante serviço social e ambiental prestado ao resgatar, promover a recuperação e a adoção de animais em situação de risco em Curitiba. No dia 10 de agosto é comemorado o Dia do Protetor de Animais.
O evento comemorativo foi feito no Salão Brasil da Prefeitura e reuniu 60 protetores independentes, ONGs e associações de protetores de animais. Os certificados foram entregues pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e por vereadores.
“Nosso programa de castração gratuita de cães e gatos é um sucesso. Acompanhei alguns eventos e vi como os tutores dos pets confiam e entregam com segurança seus animais para os veterinários da Prefeitura. Vamos manter essas políticas de proteção animal como prioridade na cidade de Curitiba”, disse Eduardo Pimentel ao agradecer a todos os protetores de animais pelo trabalho feito na cidade.
A secretária municipal do Meio Ambiente destacou o trabalho feito pelos protetores de animais e como essa parceria ajuda nas políticas públicas da Prefeitura. “Hoje a política pública atua complementarmente à ação dos protetores dos animais, esse trabalho voluntário é muito importante para a cidade”, disse Marilza.
Proteção animal
Em Curitiba há 150 protetores com cadastro vigente junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura. A cidade também conta com o Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), que funciona como um centro permanente de adoções. A Prefeitura está fazendo uma ampla reforma no Crar e requalificando todos os recintos onde vivem os cães e gatos que foram resgatados das ruas ou foram vítimas de maus-tratos.
O Crar funciona todos os dias, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC. Nos fins de semana e feriados, o atendimento é em regime de plantão.
Banco de Ração
A Prefeitura também criou o Banco de Ração para Animais, em 2019. O Banco já destinou 153 toneladas de rações comerciais, garantindo mais de 580 mil refeições para animais resgatados em situação de risco por ONGs e protetores independentes, além daqueles mantidos por pessoas em condição de vulnerabilidade social.
Entre as ações do município também estão campanhas sobre guarda responsável de animais de estimação. A Família Folhas tem divulgado as principais ações em eventos com os personagens Fifo e Folheco (pet) que falam sobre os cuidados com os animais. Os teatros e ações são feitos em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
Mais visibilidade
A protetora Danielle Urban fez o primeiro resgate de uma cachorra há 15 anos e neste tempo se estruturou para montar a associação Equipe Bem Animal. “As feiras de adoção do Amigo Bicho que a Prefeitura faz no Parque Barigui trazem muita visibilidade para a causa da proteção animal. A cidade está dando mais estrutura e suporte para os protetores da cidade”, afirmou.
Presenças
Também participaram do evento o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; os administradores regionais da Matriz, Rafaela Marchiorato Lupion Mello Cantergiani; do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; e os vereadores Alexandre Leprevost, Ezequias Barros, Herivelto Oliveira, João da 5 Irmãos, Nori Seto, Sargento Tânia Guerreiro e Tico Kuzma.