Foto: Luiz Costa/SMCS
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciou no dia 18, quinta-feira, a edição 2016 do projeto Volta às Aulas, que realiza, semestralmente, atividades educativas de orientação de trânsito em escolas municipais de todas as administrações regionais de Curitiba.
O principal objetivo é evitar os acidentes e garantir a fluidez e a mobilidade segura no trânsito no entorno das escolas.
O ano letivo de 2016 começou na quinta-feira, dia 18, para 144 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba, quando iniciaram as atividades em 184 escolas municipais para turmas do ensino fundamental e de Jovens e Adultos (EJA), além dos 199 Centros Municipais de Educação Infantil. Também recomeçaram as atividades para 9 mil crianças que receberão atendimento em Centros de Educação Infantil (CEI) que mantêm contratos com a Secretaria Municipal da Educação.
Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran) e da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran distribuíram materiais educativos em frente às escolas municipais selecionadas pelo projeto e nas ruas e cruzamentos próximos, nos períodos da manhã e tarde. Os folhetos detalham dicas de trânsito e destacam o uso correto da cadeirinha de crianças nos carros.
“O projeto Volta às Aulas é um momento de orientação à comunidade. Envolve contato com professores, pais, responsáveis, estudantes e motoristas de transporte escolar. É Importante destacar a importância da segurança no transporte das crianças, e também o respeito às regras de trânsito pelos ciclistas, motociclistas e pedestres. Sendo lugar de grande fluxo de pessoas, a escola tem que ser alvo constante de reflexão e educação para o trânsito”, disse o diretor da EPTran, Sandro Luis Fernandes.
Ele destaca que a participação da Coordenação de Mobilidade Urbana nas atividades valoriza a diversificação dos modais, a sustentabilidade e o uso da bicicleta como modal alternativo. “E, neste ano, teremos também a presença de vereadores nas ações educativas, mostrando que a busca de soluções para o trânsito envolve todos os poderes públicos da cidade”, afirma.