O Projeto Veterinário Mirim, desenvolvido em Pinhais, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semed), tem o objetivo de sensibilizar e promover a educação em guarda responsável dos animais, relacionando o tema com a realidade dos alunos, tornando-os multiplicadores do conhecimento adquirido. As atividades promovidas por meio da iniciativa são desenvolvidas nas unidades da Rede Municipal de Ensino.
E uma dessas ações tocou de maneira especial as profissionais envolvidas. Graziela Ribeiro da Cunha, Liliane Azeredo Dias, Michele Garcia Medeiros Teotônio de Castro e Micheli Miranda da Silva, da Semma, ficaram emocionadas diante da reação das crianças e funcionários da Escola Municipal Elis de Fátima Zem. A unidade de ensino atua na modalidade de educação especial e está localizada no bairro Maria Antonieta.
O Projeto
“O projeto tem essa intenção mesmo, de alcançar todos os envolvidos, alunos, professores, funcionários. Promovemos as formações e disponibilizamos todo o material complementar para que os professores tenham um embasamento teórico para trabalhar em sala de aula. E a gente vem com essa parte prática, que é neste momento que imaginamos estarmos de fato alcançando os pequenos”, conta Liliane Azeredo Dias.
“Imaginamos, acreditamos e sonhamos que eles cresçam pessoas melhores. É a forma que encontramos de realmente chegar mais perto deles. Para quem idealiza e executa esse tipo de ação é muito gratificante e eu tenho certeza que estamos plantando a sementinha, deixando boas marcas”, completa Liliane.
Estratégia diferente
Mas a atividade realizada na Escola Elis de Fátima Zem exigiu uma estratégia diferente das profissionais. “São crianças com necessidades especiais, então pensamos em como poderíamos alcançar o coraçãozinho delas. Não funcionaria trazermos algumas ações que propomos com os demais alunos. Dessa forma, com o contato com os animais, eles estiveram bem receptivos e demonstraram todo o afeto e cuidado com os bichinhos”, explica Liliane.
“Vendo as crianças interagindo com os animaizinhos é impossível não se emocionar. Eles demonstram tanto amor, tanto carinho, tanto cuidado, é tão bonito”, comenta Michele Garcia Medeiros Teotônio de Castro.
Diversas Ações
A atividade contou com a participação da Olívia, da Marshmallow e da Coco, uma cadelinha e duas cordeirinhas integrantes do Projeto Inspiracão, parceria com a Unicesumar. “A ideia inicial era levar alegria, descontração, diminuir o estresse dentro da faculdade, mas o projeto foi crescendo e hoje recebemos convites para diversas ações. O Inspiracão existe desde 2018 e tem mais ou menos 20 cães. Eles são selecionados pelo comportamento, pela interação entre outros animais e com as pessoas, então não é qualquer cão que pode ser do projeto, tem toda uma seleção”, explica a professora Jéssica Rodrigues da Silva, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unicesumar.