O projeto Veterinário Mirim, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais (SEMMA), foi apresentado no Congresso Movimentos Docentes (CMD), que foi organizado pelos Movimentos Docentes e Observatório de Educação e Sustentabilidade, ambos da Universidade Federal de São Paulo, na última semana.
O CMD é um evento on-line que tem como público alvo professores, pesquisadores e estudantes, sendo realizado com objetivo de trocar experiências. O Congresso ofereceu, durante os dias 14, 15 e 16 de outubro, palestras, encontros formativos, mesas, oficinas e minicursos que enriquecem a formação e oportuniza que os participantes publiquem suas experiências, pesquisas e projetos sobre a sala de aula e a educação. O evento reuniu representantes de 18 países: Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal, entre outros .
Para apresentar a ação desenvolvida em Pinhais foi produzido o vídeo “Projeto Veterinário Mirim – Uma prática de Educação Ambiental em Guarda Responsável de Animais”. O material foi elaborado em conjunto pelo Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental (DEPLA) e a Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA), da SEMMA, por meio das servidoras Liliane Azeredo Dias, Juliana Zanetti Ribeiro e Nirma Nermitz.
O material apresentando o Projeto Veterinário Mirim abordou o papel educacional que esta ação promove nas Escolas e CMEIS do município, incentivando a importância da educação humanitária, bem-estar animal e o papel do educador e da escola na formação moral dos alunos. O vídeo mostrou as etapas do processo, as atividades desenvolvidas e os temas trabalhados que visam incentivar a questão da guarda responsável.
Para assistir a apresentação, acesse o link do Youtube (https://youtu.be/llsGCG_Uyc8).