Com o intuito de aproximar a família da escola, os Centros Municipais de Educação Infantil e as escolas de Pinhais abriram os portões das unidades no sábado (24/06). Para realização das atividades os profissionais trabalharam diferentes temas em sala de aula, como forma de preparação para os eventos do sábado letivo.
Nas escolas, os alunos trabalharam a temática que apresentarão durante o Festival de Danças Folclóricas “Gira Mundo”, a ser realizado durante o mês de agosto. A Escola Municipal Felipe Zeni, por exemplo, conduziu as atividades com base na diversidade cultural, com oficina de abayomi (chaveiro), contos afro-brasileiros, apresentação de capoeira do grupo convidado da Escola Estadual Walde Rosi Galvão, entre outras ações.
“A gente tem percebido que a cada ano a comunidade está mais dentro da escola e está mais participativa. O nosso objetivo com este trabalho é tirar o estereótipo de que o pai só vem na escola para resolver problema, nós queremos que o espaço da escola seja tanto dos alunos quanto da comunidade. Queremos aproximar a família da escola”, ressalta a diretora da Escola Municipal Felipe Zeni, Vera Lucia Agustinho de Oliveira.
Já nos centros municipais a temática foi livre. O Cmei Aprendendo e Crescendo, localizado no bairro Alto Tarumã, expôs o resultado do projeto “Mãos à Obra”, o qual foi feito durante o período de reformas da unidade. As turmas de Pré I, orientadas pelos educadores Murilo, Jinalva, Zilanda e Maria Pedra, desenvolveram ações conjuntas para conscientização da comunidade sobre a importância do Cmei. “As atividades contemplaram todos os eixos de desenvolvimento humano propostos para a faixa etária, trabalhamos a valorização da cidade, do bairro e do espaço do próprio Cmei. Além disso, apresentamos as diferentes profissões envolvidas na área da construção civil. O principal objetivo do projeto foi explorar toda a movimentação dos funcionários contratados para trabalharem na reforma, de modo a saciar a curiosidade das crianças”, explicou o educador Murilo Schultz Souza.
Para a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, projetos como estes de fato aproximam a comunidade da escola. “Nosso objetivo é mostrar para as famílias que ao estarem próximos da escola os resultados serão positivos para toda a comunidade escolar. Vemos a satisfação das crianças por estarem junto dos pais em atividades na escola, em momentos de exploração cultural e divertimento”, destacou a secretária.
Algumas unidades de ensino também aproveitaram o momento para a realização das festas juninas.