Na quarta-feira, 14, o projeto Ensinar para Proteger (EPP) realizou a formatura de mais 104 alunos.
Em uma cerimônia calorosa, realizada no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora Aparecida, alunos, professores, autoridades civis e militares e patrocinadores, puderam comemorar mais essa conquista.
Ensinar para Proteger é um projeto da Defesa Civil de Quatro Barras, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Conta com o apoio da Polícia Militar do Paraná, Polícia Ambiental – Força Verde, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Museu de História Natural, Defesa Civil de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras. Conta, ainda, com o patrocínio das Empresas Enaex Britanite e Grupo Paládio.
O projeto foi coordenado pela equipe da Prefeitura de Quatro Barras, tendo a frente os servidores Rosamaria Duarte, Ivonei Zanela e Fernando Bunn. Dentre os objetivos do Projeto temos a prevenção de acidentes, os primeiros socorros e a preservação do meio ambiente, priorizando sempre a vida. Nesta edição, as ações foram realizadas com os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal João Curupaná da Silva.
De acordo com os coordenadores, esse é considerado um projeto de sucesso, que já está em sua segunda edição e há muita procura para que aconteça em outras escolas municipais. Além dos 104 formandos, essa edição do projeto conseguiu atingir diretamente 430 alunos da escola e beneficiou, indiretamente, 1.500 pessoas.
Para o Engenheiro Ambiental Fernando Bunn, um dos coordenadores do EPP, “a experiência de trabalhar com crianças é sempre gratificante, pois o conhecimento adquirido vai além do aprendizado, eles passam a atuar como multiplicadores desse saber”.
Para o Prefeito Angelo Andreatta, Lara, “existem ações que transformam vidas. Esse projeto com certeza vai transformar não somente o Jardim Menino Deus, mas toda a cidade. Estamos trabalhando com a essência das crianças. Ensinar para Proteger é uma mudança de atitude, sem dúvida estamos no caminho certo”.
Sem dúvida, essa noite ficará na memória das crianças, pois foi o fechamento de um ciclo de muito aprendizado e vivências únicas.