Projeto de Pinhais foi apresentado no 4º Simpósio Internacional de Saúde Única

Projeto de Pinhais foi apresentado no 4º Simpósio Internacional de Saúde Única

No evento foi abordado o trabalho desenvolvido junto ao CAPSA - Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação

Foi realizado na última semana, de 3 a 5 de novembro, em Curitiba, no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), o 4º Simpósio Internacional de Saúde Única, organizado pelos Conselhos Regionais e Federais de Medicina Veterinária.

O evento teve a temática: “Qual é o futuro da Saúde Única? Devemos pensar em humanização, Bioética e no direito das pessoas, animais e plantas?”. Na ocasião também ocorreu o 6º Simpósio Paranaense de Saúde Única & 1º Encontro dos Grupos de Saúde Única do Brasil.

O Simpósio Internacional teve a participação de representantes de diversos estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, entre outros, e contou com palestrantes da Universidade de Basel (Suíça), Universidade de Washington (EUA) e do Ministério da Saúde.

O município de Pinhais esteve representado no Simpósio Internacional com o trabalho desenvolvido junto ao CAPSA – Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, que foi apresentado pela servidora Ivanilde Gonçalves do Nascimento, da Gerência da Saúde Mental e Especialidades, da Secretaria Municipal de Saúde. Na opinião de Ivanilde, participar deste evento foi fundamental, pois o tema apresentado ainda é pouco discutido no meio acadêmico e foi uma oportunidade de compartilhar informações, trocar saberes e experiências exitosas fortalecendo a questão da implantação de ações a essas pessoas que sofrem com o transtorno de acumulação.

Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação

O município de Pinhais possui uma Política de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação e criou o Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação (CAPSA). A implantação desta política visa a garantir a atenção integral à saúde das pessoas em situação de acumulação, objetivando o seu bem-estar físico, mental e social e a adoção de medidas de prevenção de doenças e proteção da saúde individual e coletiva.

Se conhece alguém que passa por esse tipo de situação, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima da residência ou o Centro de Atenção Psicossocial – Transtornos Mentais (CAPS II) – Rua 1º de Maio, 414, Centro. Telefones: (41) 3912-5730/(41)98786-3335 (ligação e WhatsApp). Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress