sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Projeto de Pinhais foi apresentado no 4º Simpósio Internacional de Saúde Única

Projeto de Pinhais foi apresentado no 4º Simpósio Internacional de Saúde Única

No evento foi abordado o trabalho desenvolvido junto ao CAPSA - Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação

Foi realizado na última semana, de 3 a 5 de novembro, em Curitiba, no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), o 4º Simpósio Internacional de Saúde Única, organizado pelos Conselhos Regionais e Federais de Medicina Veterinária.

O evento teve a temática: “Qual é o futuro da Saúde Única? Devemos pensar em humanização, Bioética e no direito das pessoas, animais e plantas?”. Na ocasião também ocorreu o 6º Simpósio Paranaense de Saúde Única & 1º Encontro dos Grupos de Saúde Única do Brasil.

O Simpósio Internacional teve a participação de representantes de diversos estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, entre outros, e contou com palestrantes da Universidade de Basel (Suíça), Universidade de Washington (EUA) e do Ministério da Saúde.

O município de Pinhais esteve representado no Simpósio Internacional com o trabalho desenvolvido junto ao CAPSA – Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, que foi apresentado pela servidora Ivanilde Gonçalves do Nascimento, da Gerência da Saúde Mental e Especialidades, da Secretaria Municipal de Saúde. Na opinião de Ivanilde, participar deste evento foi fundamental, pois o tema apresentado ainda é pouco discutido no meio acadêmico e foi uma oportunidade de compartilhar informações, trocar saberes e experiências exitosas fortalecendo a questão da implantação de ações a essas pessoas que sofrem com o transtorno de acumulação.

Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação

O município de Pinhais possui uma Política de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação e criou o Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação (CAPSA). A implantação desta política visa a garantir a atenção integral à saúde das pessoas em situação de acumulação, objetivando o seu bem-estar físico, mental e social e a adoção de medidas de prevenção de doenças e proteção da saúde individual e coletiva.

Se conhece alguém que passa por esse tipo de situação, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima da residência ou o Centro de Atenção Psicossocial – Transtornos Mentais (CAPS II) – Rua 1º de Maio, 414, Centro. Telefones: (41) 3912-5730/(41)98786-3335 (ligação e WhatsApp). Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress