O Grupo Viva Mais surgiu em 2010, como proposta das equipes de estratégia saúde da família, da Unidade de Saúde do bairro Weissópolis. De lá para cá o grupo cresceu, ganhou novos adeptos e está se tornando referência no que diz respeito à promoção de saúde. Nesta semana, este projeto foi apresentado na 2ª Edição de Experiências Exitosas de Gestão no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, realizada em Brasília, entre os dias 18 e 19 de novembro.
O trabalho foi exposto pelas agentes comunitárias (ACS) do Weissópolis Vanda Catelli e Giane Alves, as quais coordenam o grupo ao lado de Jucelia Machado e Marli Ribeiro da Silva. O trabalho tem como título: “O Agente Comunitário de Saúde como Protagonista do Envelhecimento Ativo, através da Prática de Atividades Físicas, na Unidade de Saúde da Família Weissópolis em Pinhais”. Durante a participação das ACS no evento, toda a trajetória do grupo Viva Mais foi apresentada, bem como o sucesso da iniciativa.
As atividades do Grupo
Todas as segundas e quartas-feiras os participantes se reúnem na quadra esportiva da Escola Municipal Severino Massignan, onde são realizadas atividades físicas com moradores do bairro e com portadores de doenças e condições crônicas. “Começamos com poucas pessoas e ao longo desse tempo foi aumentando, hoje temos na faixa de 130 pessoas cadastradas”, explica Vanda Catelli.
Além da promoção de saúde e bem estar, a equipe da estratégia saúde da família realiza palestras, afere a pressão arterial e acompanha as condições físicas dos participantes.