Foto: Josiany Ohde/PMQB
Desde 2009, o Projeto Atleta do Futuro vem abrindo novos horizontes para o esporte e para os milhares de alunos que ao longo desses seis anos frequentaram e continuam a frequentar o projeto, focado na formação esportiva e cidadã. De lá para cá o Projeto cresceu, ganhou novas modalidades, e hoje beneficia mais de mil crianças inscritas em atividades como voleibol, capoeira, karatê, basquete, handebol, futsal, futebol, dança, xadrez e atletismo – todas realizadas gratuitamente no contraturno escolar, com opções de turmas masculinas e femininas.
Na terça-feira (15), o Projeto recebeu novos materiais esportivos e uniformes, através da parceria com o Sesi. Ao todo, mais de 220 itens utilizados em modalidades individuais e coletivas, como bolas, redes, dardos, pesos, jogos de xadrez, cones, arcos e bambolês foram entregues na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, que coordena os projetos.
“Esta parceria duradora já trouxe benefícios incalculáveis para o esporte e para nossas crianças, que além da prática esportiva estão levando conceitos como disciplina e trabalho em equipe para suas vidas”, disse o secretário da Pasta, Fredinei Rodrigues.
O coordenador regional do Projeto Atleta do Futuro do Sesi, Eduardo Campos, participou da entrega dos materiais e falou sobre o foco inclusivo do projeto. “As ações do Atleta do Futuro tem o foco de atender a comunidade. O Sesi atua no apoio com material esportivo, capacitação e no desenvolvimento de metodologias. E tudo acontece através de um esforço conjunto, onde a união faz a força”, contou.
Também participaram do encontro a analista do setor de Vida Saudável do Sesi, Lilian Rosa, e o professor de Educação Física, Marcos Bibiano.
Esporte para todas as idades
O Projeto Atleta do Futuro atende crianças dos 4 aos 17 anos. Mas outras faixas etárias também são atendidas pela Prefeitura. Hoje a Secretaria de Esporte oferece uma gama de modalidades esportivas e culturais que contemplam todos os públicos e idades, incluindo aulas de hidroginástica, ginástica, ateliê livre de artes, desenho artístico, história em quadrinhos e pintura artística. Somadas todas as modalidades, os projetos – incluindo o Atleta do Futuro – já atenderam mais de 10 mil alunos desde sua implantação em 2009.
Para o secretário, os avanços obtidos neste setor são reflexos de uma visão que prioriza o esporte. “O prefeito tem incentivado permanentemente todos os projetos, sem exceção. Não apenas aqueles voltados às crianças, mas para todas as idades. Hoje atendemos alunos dos 4 aos 100 anos”, disse.