Programa Saúde na Escola leva orientações para os pais e crianças dos CMEIs de Fazenda Rio Grande

Programa Saúde na Escola leva orientações para os pais e crianças dos CMEIs de Fazenda Rio Grande

Programa Saúde na Escola
O trabalho também envolve outras áreas da saúde como orientações nutricionais e combate à obesidade

Levar conhecimento e orientações gerais sobre a saúde das crianças dos CMEIs na rede municipal de ensino tem sido um dos objetivos do Programa Saúde nas Escolas. A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, realizou vários atendimentos durante o primeiro semestre e deve recomeçar após as férias escolares. O trabalho também envolve outras áreas da saúde como orientações nutricionais e combate à obesidade.

O atendimento é realizado conforme o cronograma dos CMEIs – onde ficam as crianças de zero a quatro anos – juntamente com a disponibilidade das equipes das unidades básicas de saúde. Geralmente, as atividades consistem em dar as noções de higiene bucal para as crianças, escovação supervisionada, avaliação e também orientação sobre quais crianças necessitam que os pais levem à UBS para tratamento.

Conforme a coordenadora de Saúde Bucal, Karine Secchi, neste primeiro semestre as atividades se concentraram nos CMEIs com a temática da saúde bucal e também com a temática da alimentação saudável e promoção da atividade física. Também está previsto no segundo semestre abranger as escolas municipais. “É um trabalho de continuidade”, completou.

Segundo a cirurgiã dentista Evelyn Brito, da equipe de Saúde Bucal, “sempre indicamos a ida ao dentista desde pequenos, porque a prevenção é bem menos traumática e o paciente desde cedo aprende a correta higiene bucal”, avaliou.

Além de Evelyn, a equipe que visitou o CMEI Eronildes Camargo foi composta por Patrícia Hrycyk e Yasmin Michelino.

A pedagoga Rafaela Rodrigues elogiou o projeto e a importância dele junto às crianças. “É muito importante falar com os pais, orientar sobre escovação e também avaliação”, disse.

Na opinião de Darlany Meichtry, 38 anos, mãe do José Luiz, 1,8 meses, o trabalho da equipe é essencial. “É muito bom para as mães, passam uma tranquilidade com as orientações”, comentou.

A diretora do CMEI, Heleni Alves, disse que esse trabalho unindo educação e saúde tem uma importância muito grande e o trabalho se reflete na saúde bucal das crianças.

O educador físico Rubens Rodrigo Timotio avalia que as ações “visam trazer uma gama de informações sobre alimentação saudável e a importância da prática de atividade física. Conscientizar os pais sobre os perigos para saúde das crianças, quando se negligencia algumas dessas ações”.

“Por meio do Programa Saúde na Escola conseguimos somar esforços e ao utilizar o ambiente escolar, há um maior envolvimento com a comunidade, pais e responsáveis. Cabe destacar que a efetividade do Programa está relacionada com a articulação intersetorial e o engajamento dos profissionais da saúde e da educação, em um trabalho contínuo e conjunto”, concluiu Karine.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress