Mais uma turma de 103 campinenses receberam, na noite do dia 1º de setembro, os Certificados de Conclusão de cursos do Programa Qualifica Campina, nas áreas de Logística e Eletricidade Automotiva. A cerimônia de entrega aconteceu no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, com a presença do prefeito Bihl Zanetti e autoridades.
Desde o lançamento do Programa, em 2021, mais de 2 mil pessoas se formaram em cursos que estão diretamente ligados aos setores comerciais e industriais do Município.
O Programa Qualifica Campina é um trabalho da Prefeitura de Campina Grande do Sul realizado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio. As aulas foram ministradas na Unidade móvel na Carreta do Conhecimento, disponibilizadas pelo Governo do Estado.
Cursos
A Prefeitura realiza a contratação do SENAI e os cursos são ofertados gratuitamente à população onde os alunos aprendem na teoria e na prática, obtendo conhecimento e noções das disciplinas aplicadas. Além do contato com profissionais da área; uma carga horária de 80 horas e com o certificado na mão amplia-se a possibilidade desses jovens ingressarem no mercado de trabalho.
Os alunos da última turma saíram certificados para as ocupações de Conferente, Assistente de Logística e Elétrica Automotiva.
Investimento e apoio
O prefeito Bihl Zanetti destacou que não basta o município crescer, é preciso se desenvolver, em parceria com as empresas buscando geração de renda e emprego. “Temos que atrair investimentos e ao mesmo tempo qualificar o campinense. Todo ano fazemos o planejamento financeiro com previsão orçamentária para qualificação profissional e investimentos nessa área. Resultado certo de geração de emprego e qualidade de vida. Não à toa, já atingimos nossa meta que era formar 2 mil novos profissionais”. Bihl ainda avalia que o projeto vai além da formação. “Estamos em constante diálogo com empresas que estão interessadas em se instalar em Campina e as que já estão sediadas na cidade. Parabéns a todos”, concluiu o prefeito.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Venício Ferreira, a área de logística está crescendo bastante no município e o Certificado com a marca SENAI abre portas para o emprego. “Feliz por mais uma etapa dessa formação que permite que nossos empresários empreguem gente nossa e com qualificação. A parceria e o peso do SENAI nesse certificado faz toda diferença na hora da contratação”, disse o secretário.
De olho no emprego
Sergio Ricardo Guimarães, morador do Jardim Paulista, tem 54 anos e após cinco anos fora do mercado de trabalho se diz estimulado para novos desafios. “Aproveitei essa importante oportunidade e conclui três cursos: conferente, assistente de logística e elétrica automotiva. Quero estar preparado, afinal há muitas empresas chegando no município”, destacou Guimarães.
Moradora do Cohapar, Lenir Batista do Nascimento, 43 anos, pegou o certificado de Conferente e almeja emprego na área. “Já estou na expectativa de conseguir uma vaga no Boticário de Campina. Achei ótimo o curso ser gratuito. Eu não tinha condições de pagar um curso e agora estou qualificada para a vaga tão sonhada que é a de conferente”, comemorou Lenir.
Participaram da solenidade, o prefeito Bihl Zanetti; o secretário de Indústria e Comércio, Venício dos Santos Ferreira; representante da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Milton Kubicke Rech; o coordenador da Educação do SENAI, Richard Valandro; o coordenador regional CIEE, Alexandre Albuquerque Beleza; e o Gerente Geral da Agência do Trabalhador de Campina Grande do Sul, Roberto Emídio da Silva.