Programa Mesa Fraterna da Prefeitura de Curitiba já distribuiu 50 mil refeições gratuitas no Mesa Solidária

Programa Mesa Fraterna da Prefeitura de Curitiba já distribuiu 50 mil refeições gratuitas no Mesa Solidária

No Mesa Solidária, moradores de rua e desempregados fazem refeições gratuitas em espaços limpos e com acesso à higienização.

Assim como o Mesa Solidária, parceiros do programa da prefeitura também precisaram ampliar a atuação em prol da população vulnerável devido à pandemia da Covid-19. Um exemplo é o Mesa Fraterna, projeto da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Curitiba e Igreja Bom Jesus dos Perdões, que aderiu ao Mesa Solidária no ano passado e já distribuiu 50 mil refeições gratuitas nos espaços do município.

Desde 2019, o Mesa Solidária já distribuiu 350 mil refeições gratuitas, com ampliação de horários de atendimento, ingresso de novos parceiros e abertura de mais locais de atendimento da prefeitura.

No Mesa Solidária, moradores de rua e desempregados fazem refeições gratuitas em espaços limpos e com acesso à higienização.

A ação do Mesa Fraterna acontece duas vezes por semana, todas às quartas e quintas-feiras, além de uma vez por mês aos domingos, sempre no Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa, no Centro. O local é um dos quatro pontos do Mesa Solidária que também atende a população carente no Restaurante Popular do Capanema, no Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças) e, desde o mês passado, no novo ponto próximo à Praça Tiradentes, na Rua Barão do Serro Azul, 81, esquina com a Travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral).

Mobilização

Um dos coordenadores do projeto do Mesa Fraterna, padre Eguione Nogueira Ricardo, conta que o projeto tem 40 voluntários que fazem o preparo dos lanches, ajudam no transporte e distribuição das refeições. “A refeição é preparada na cozinha da Igreja Bom Jesus dos Perdões e o almoço na cozinha da Igreja Imaculado Coração de Maria”, diz. Além disso, professores e alunos do curso de Nutrição do Claretiano – Rede de Educação têm acompanhado a preparação e entrega das refeições.

Padre Eguione diz ainda que, além das refeições distribuídas gratuitamente no programa da prefeitura, o Mesa Fraterna também faz doações de roupas e kits de higiene e limpeza. “Otimizamos um trabalho que acontece há muitos anos, que é o Chá Fraterno dos Franciscanos. Para isso contamos com as doações de várias pessoas e parceiros do nosso projeto”, salienta o religioso.

O aposentado Izaias Cordeiro, 74 anos, frequenta diariamente o Restaurante Popular da Rui Barbosa. Ele aprovou o cachorro quente, o chá e as bolachinhas servidas pelo Mesa Fraterna, na semana passada. “Esse lanche é abençoado. Aquece o coração da gente e alimenta”, afirmou.

Para o padre Eguione, o projeto representa, antes de tudo, um ato de fé, esperança e caridade. “Sou grato por ajudar a narrar uma história de solidariedade, especialmente neste tempo da pandemia em nossa cidade de Curitiba. São muitas mãos unidas e estendidas aos nossos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade social”, completa ele.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress