O programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), realizou 26 mil atendimentos somente em agosto. Os serviços de atendimento à população no mês aconteceram em Cascavel, no Oeste do Paraná, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Maringá e região, no Norte do estado.
O Justiça no Bairro completa 20 anos em 2023 e percorre todo o Paraná. O projeto leva à população mais vulnerável diversos serviços como obtenção de documentos, regularização de dívidas, perícias médicas, acesso a benefícios previdenciários, entre outros. O programa de responsabilidade social do Poder Judiciário presta orientação e pronto atendimento gratuito a pessoas que não têm condições financeiras, propiciando o acesso facilitado à justiça de forma rápida e efetiva.
Ações realizadas
As ações em Cascavel ocorreram entre 4 e 6 de agosto; em Tijucas do Sul nos dias 8 e 9 e em Maringá entre os dias 17 e 19.
Foram atendidas demandas de diversas matérias, além da disponibilização de orientações jurídicas e realização de perícias judiciais. Também houve emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, e a população teve acesso a vários serviços municipais.
O evento em Maringá e região contou ainda com a realização de um casamento coletivo, com 420 casais. Em Cascavel, foram 102 casais beneficiados. As cerimônias foram celebradas pela desembargadora Joeci Machado Camargo, 1ª vice-presidente do TJPR e coordenadora estadual do programa.
A região de Maringá recebeu o maior número de atendimentos no mês – 17 mil. O Justiça no Bairro na região alcançou também os munícipios de Astorga, Doutor Camargo, Floresta, Iguatemi, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Mandaguari, Paiçandu, Paranavaí e Sarandi.
Em Cascavel, foram mais 7 mil atendimentos, além de 2 mil em Tijucas do Sul.
Atuaram como parceiros no atendimento à população magistrados das comarcas das três cidades, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, de prefeituras, do Instituto de Identificação do Paraná, do Sistema Fecomércio, das faculdades Unipar, FAPAD e Centro Universitário Cidade Verde de Maringá, da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná, de médicos voluntários, do laboratório DNA/LAB, da Ligga Telecom, do Instituto Curitiba de Informática e de Cartórios de Registro Civil.
Atendimento contínuo
Além da Justiça Itinerante, o projeto conta com um local fixo de atendimento: o Centro de Atendimento e Conciliação (CAC), localizado na Rua Lysimaco Ferreira da Costa, 355, no Centro Cívico, em Curitiba. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.