Programa Justiça no Bairro supera marca de 25 mil atendimentos no mês de agosto

Programa Justiça no Bairro supera marca de 25 mil atendimentos no mês de agosto

Programa Justiça no Bairro
Programa de responsabilidade social do TJPR atendeu a população na região de Maringá, Cascavel e Tijucas do Sul

O programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), realizou 26 mil atendimentos somente em agosto. Os serviços de atendimento à população no mês aconteceram em Cascavel, no Oeste do Paraná, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Maringá e região, no Norte do estado.

O Justiça no Bairro completa 20 anos em 2023 e percorre todo o Paraná. O projeto leva à população mais vulnerável diversos serviços como obtenção de documentos, regularização de dívidas, perícias médicas, acesso a benefícios previdenciários, entre outros. O programa de responsabilidade social do Poder Judiciário presta orientação e pronto atendimento gratuito a pessoas que não têm condições financeiras, propiciando o acesso facilitado à justiça de forma rápida e efetiva.

Ações realizadas

As ações em Cascavel ocorreram entre 4 e 6 de agosto; em Tijucas do Sul nos dias 8 e 9 e em Maringá entre os dias 17 e 19.

Foram atendidas demandas de diversas matérias, além da disponibilização de orientações jurídicas e realização de perícias judiciais. Também houve emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, e a população teve acesso a vários serviços municipais.

O evento em Maringá e região contou ainda com a realização de um casamento coletivo, com 420 casais. Em Cascavel, foram 102 casais beneficiados. As cerimônias foram celebradas pela desembargadora Joeci Machado Camargo, 1ª vice-presidente do TJPR e coordenadora estadual do programa.

A região de Maringá recebeu o maior número de atendimentos no mês – 17 mil. O Justiça no Bairro na região alcançou também os munícipios de Astorga, Doutor Camargo, Floresta, Iguatemi, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Mandaguari, Paiçandu, Paranavaí e Sarandi.

Em Cascavel, foram mais 7 mil atendimentos, além de 2 mil em Tijucas do Sul.

Atuaram como parceiros no atendimento à população magistrados das comarcas das três cidades, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, de prefeituras, do Instituto de Identificação do Paraná, do Sistema Fecomércio, das faculdades Unipar, FAPAD e Centro Universitário Cidade Verde de Maringá, da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná, de médicos voluntários, do laboratório DNA/LAB, da Ligga Telecom, do Instituto Curitiba de Informática e de Cartórios de Registro Civil.

Atendimento contínuo

Além da Justiça Itinerante, o projeto conta com um local fixo de atendimento: o Centro de Atendimento e Conciliação (CAC), localizado na Rua Lysimaco Ferreira da Costa, 355, no Centro Cívico, em Curitiba. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress