O programa foi criado por meio do Decreto 6.286/2007 e tem como alguns de seus objetivos promover a saúde e cultura da paz
As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Pinhais realizam ações pelo Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa dos Ministérios da Saúde e Ministério da Educação. A proposta visa levar ações de prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público. As atividades são desenvolvidas pelos profissionais das unidades de saúde da família e das redes municipal e estadual de ensino.
O programa foi criado por meio do Decreto 6.286/2007 e tem como alguns de seus objetivos promover a saúde e cultura da paz, além de fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação; articular as ações do Sistema Único de Saúde às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e a suas famílias. Além de fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nos três níveis de governo.
O município de Pinhais assinou o termo de adesão do Programa Saúde na Escola – ciclo 2017/2018 no ano passado. Neste documento foram pactuadas 12 ações a serem desenvolvidas em 16 instituições de ensino do município, entre Escolas Municipais, CMEIs e Escola Estadual, totalizando 5.037 educandos, com a participação de 21 equipes de Estratégia Saúde da Família, pertencentes às 11 Unidades de Saúde.
As ações estabelecidas pelo município foram:
– Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
– Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
– Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
– Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
– Prevenção das violências e dos acidentes;
– Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
– Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
– Verificação e atualização da situação vacinal;
– Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
– Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
– Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
– Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
Débora Beatriz Machado, da Seção da Estratégia Saúde da Família, e coordenadora do programa pela saúde de Pinhais explica que o desenvolvimento das atividades e as metodologias utilizadas ficam a critério de cada unidade de saúde juntamente com a escola. “Essas ações, já estão inseridas no projeto político-pedagógico da escola, sendo que o PSE vem reforçar este trabalho e propiciar a sustentabilidade das ações. A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção e prevenção à saúde, que somado a articulação entre escola e unidade de saúde, conseguimos enfrentar as vulnerabilidades sociais que comprometem o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, destaca Débora.