sábado, 21 de setembro de 2024
Programa incentiva a agricultura urbana em Pinhais

Programa incentiva a agricultura urbana em Pinhais

Jorge Ricardo, diretor de Agricultura e Abastecimento, explica que o programa vai além de entregar aos munícipes mudas e fertilizantes.

Com o objetivo de estimular o hábito do consumo de produtos orgânicos em sua população, aliado ao seu cultivo em casa que, em 2009, a Prefeitura de Pinhais criou o programa Horta no Quintal de Casa. De lá para cá essa iniciativa só cresceu em números de participantes e em ações. Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), recentemente os participantes do programa receberam adubos para melhorar a qualidade da terra e fertilizar suas produções.

Maurílio de Melo é um dos participantes que recebeu o fertilizante na recente entrega feita pela prefeitura. No programa desde 2012, entrou logo quando mudou-se para Pinhais, ele é um dos entusiastas em ter uma horta no quintal de casa. “Planto umas quatro vezes, minha horta está sempre cheia. Mesmo em um espaço pequeno, colho dezenas de quilos de alimentos anualmente e durante o ano todo”, conta.

Também com um espaço pequeno, Sérgio Vicentini tem uma plantação bem diversificada, com mais de 100 espécies entre árvores frutíferas, ervas medicinais, legumes, temperos e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC). Sua paixão pela horta caseira vem de anos, mas entrou no programa recentemente. “Mesmo com pouco espaço e no meio do concreto, consigo produzo minhas próprias sementes e tenho um berçário onde faço minhas mudas e sempre faço a doação para quem me pede”, diz Sérgio.

Jorge Ricardo, diretor de Agricultura e Abastecimento, explica que o programa vai além de entregar aos munícipes mudas e fertilizantes. “Também damos toda a assessoria necessária à população, com orientações que estes precisam e o acompanhamento necessário. Estamos sempre nos aperfeiçoando e ficamos bem contentes em ver que muitos dos participantes não ficam esperando a entrega da prefeitura, e transformam pequenos espaços urbanos em produtivas hortas”, finaliza Ricardo.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress