Programa Escola Móvel Senai é lançado no município de Pinhais

Programa Escola Móvel Senai é lançado no município de Pinhais

pinhais01

 

As aulas estão acontecendo em uma estrutura montada ao lado do terminal de ônibus do município com cursos na área de panificação, manutenção de motocicleta e de confecção

Foi lançado em Pinhais o programa Escola Móvel Senai. Projeto idealizado pelo Sistema Fiep que conta com a parceria da Prefeitura de Pinhais está oferecendo gratuitamente cursos profissionalizantes para 150 alunos do município. As aulas estão acontecendo em uma estrutura montada ao lado do terminal de ônibus do município. Estão sendo oferecidos cursos nas áreas de panificação, manutenção de motocicleta e de confecção. O processo seletivo dos alunos aconteceu por meio da Agência do Trabalhador de Pinhais.

A estrutura da unidade móvel possui carretas que permitem a montagem de tendas e contêineres, que funcionam como sala de aula e laboratórios. O Senai disponibiliza todo o kit didático necessário para o funcionamento dos cursos. “A Escola Móvel Senai cria um ambiente de ensino flexível e essa modalidade permite que as unidades sejam adaptadas conforme as necessidades de cada cidade”, explica o gerente de Ações Móveis do Senai, Waldemir Amaro.

Segundo o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, a escolha por Pinhais para o lançamento do projeto se deve ao fato de a cidade ser uma referência. “Aqui existe uma administração séria onde há a concentração de pessoas que estão preocupadas, pois não é mais uma cidade dormitório, é uma cidade que se desenvolve e nós precisamos do modelo de Pinhais para dar início a esse projeto e levar a todo Estado”, destacou.

Já a prefeita, Marli Paulino destacou a importância da realização desse programa para a vida de muitas pessoas. “Nesse momento que passa nosso país, nada melhor que termos oportunidades como essa para oferecer aos nossos munícipes, pois sabemos da dificuldade que as pessoas têm para arrumar um emprego e nós só temos a agradecer ao Senai e a Fiep por trazerem a escola móvel”, destacou.

Simone Maryanne, moradora do bairro Emiliano Perneta ficou sabendo do curso de mecânica de motos através da página do facebook da Prefeitura. “Eu tenho moto, preciso dela para me deslocar e então me interessei em aprender a como arrumar a moto quando precisar e quem sabe também poder trabalhar com isso”, destacou. Já a colega, Claudia dos Anjos que mora no bairro Alto Tarumã e trabalha em moto-peças destaca a oportunidade oferecida. “Eu fiquei surpreendida ao chegar aqui e ver essa estrutura com excelentes profissionais e poder participar de um curso que se eu tivesse que pagar, teria que investir em torno de uns R$2.500,00”, reforçou.

O Senai tem 50 unidades no Paraná, que promovem cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação e consultorias, e a Escola Móvel surge como uma oportunidade para que outras cidades recebam os cursos disponibilizados. O projeto permite, inclusive, que os veículos utilizados para transportar os laboratórios e salas de aula, estacionem lado a lado e sejam ofertados cursos em várias áreas, conforme a demanda do local.

“O Senai já atua com unidades móveis dentro de indústrias há muitos anos, mas o projeto da Escola Móvel vai permitir que os serviços cheguem em cidades que queiram qualificar a mão de obra da sua população e, como consequência, atrair investimentos de empresas e negócios para o local”, salienta o superintendente do Sesi e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares.

De acordo com o gerente, serão disponibilizados cursos em 15 áreas. “Não é apenas uma oportunidade de se especializar em determinada área, mas também de recolocar no mercado por meio de um novo curso”, reforça. Os laboratórios possuem todas as ferramentas e materiais que o aluno encontraria dentro da estrutura física do Senai.

Programação

A Escola Móvel do Senai promoverá cursos de 40 e 80 horas em diversas áreas. Sendo assim, a média de permanência em cada cidade é de 30 a 35 dias. A expectativa é de que em janeiro de 2018, o Escola Móvel já comece a percorrer outras cidades. O projeto inicial prevê que exista uma unidade para atender cada macrorregião do Paraná.

Para contratar o serviço do Senai, as prefeituras, associações e empresas podem acessar o site de Ações Móveis do Senai.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress