O Rio Miringuava desempenha um papel importante para o abastecimento de água em Curitiba e em toda Região Metropolitana. Sabendo da importância que exerce na preservação da vida e na agricultura, impactando também a economia de todo o estado, foi lançado em São José dos Pinhais no dia 19, terça-feira, o Programa Estadual de Proteção de Nascentes, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve presente na conferência realizada na Estância Carmello, em São José dos Pinhais, e destacou a importância do município para o abastecimento de água na região metropolitana.
“São José dos Pinhais fica no pé da Serra do Mar e abriga uma das maiores áreas de preservação ambiental da Mata Atlântica em toda a América do Sul. O município produz água para abastecer as represas e uma população de milhares de pessoas, que moram em Curitiba e nas cidades da região metropolitana”, enfatizou.
Mais de 1.000 nascentes preservadas
O programa lançado pelo Governo do Estado tem como foco inicial a preservação de mais de 1.000 nascentes em todo o Paraná, incluindo o Rio Miringuava, que desempenha um papel vital no abastecimento de água para cerca de 500 mil pessoas, na produção agrícola de São José dos Pinhais, na segurança alimentar de 1,5 milhão de pessoas e na produção de 26,4% das hortaliças do estado.
Durante o evento de lançamento do programa em São José dos Pinhais, a prefeita Nina Singer expressou seu orgulho pela iniciativa e parabenizou o Governador Ratinho Junior e toda a equipe envolvida no projeto de preservação das nascentes de todo o estado.
“Vejo como um grande reconhecimento o lançamento desse programa no nosso município. Aqui, tem várias nascentes e essa preservação temos que ter, temos que proteger onde tudo começa, para que possa ir para nossos rios garantir o futuro do abastecimento de água de São José dos Pinhais e dos outros municípios”, afirma.
Sônia Beatriz de Paula, proprietária da Estância Carmello, já protegeu duas das três nascentes do Rio Miringuava em sua propriedade, sendo que uma dessas nascentes tem vazão de 2 mil litros de água. Ela ressaltou a relevância do programa para todos os produtores rurais que moram próximos do rio.
“Nós estamos no lado de cima da grande represa que vai dobrar o abastecimento de água da Região Metropolitana de Curitiba. Nós estamos plantando sementes em todo o povo que mora desse lado de cima, que produz hortaliças e ajuda a movimentar a economia, para mostrar que água é a vida daquela hortaliça que ele produz. A proteção das nascentes é essencial para garantir o futuro da água na região e a segurança de milhões de paranaenses”.
Proteção de nascentes em todo Paraná
Com o Programa Estadual de Proteção de Nascentes, o governo estadual quer proteger 30 mil nascentes de água no Paraná até 2026, melhorando a qualidade da água usada nas propriedades rurais e garantindo o abastecimento.
Segundo a Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN-PR), para a proteção das nascentes, será utilizada uma técnica à base de solo-cimento que é muito utilizada no meio rural. “O processo envolve a limpeza da fonte para remover impurezas, a colocação de pedras irregulares como filtro físico da água, a instalação de canos de abastecimento das caixas d’água e o fechamento da fonte com uma mistura de solo e cimento”, afirma a publicação no site oficial do Governo do Estado.
Ainda segundo a AEN-PR, o principal benefício dessa proteção é garantir que as nascentes não sequem, mesmo durante os períodos de estiagem, além de prevenir a contaminação e garantir a água de qualidade para uso doméstico e atividades como a segurança de hortas e o abastecimento de água.
Presenças
No evento de lançamento em São José dos Pinhais, estiveram presentes: o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o vice-prefeito de São José dos Pinhais, professor Assis, os deputados estaduais Thiago Bührer e Gilberto Ribeiro, o secretário da SEAB, Norberto Ortigara; diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza e demais convidados.