Programa de formação de professores de Curitiba terá vagas para a comunidade

Programa de formação de professores de Curitiba terá vagas para a comunidade

curitiba02

 

O programa Veredas Formativas, de formação continuada para profissionais da educação, passará a ofertar, a partir deste ano, vagas também para a comunidade.

“Conhecimento tem que ser compartilhado, para não se perder. O Veredas será de todos. Este ano serão mais de mil ações previstas, gerando 144 mil vagas”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Do total de vagas, 20% delas serão reservadas para a população em geral.

As ações incluem cursos, palestras, workshops, seminários. Os temas disponíveis para a educação são variados, desde inovação e informática até primeiros socorros, língua portuguesa e pedagogia na educação infantil. As opções estão listadas no site “https//aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos”.

Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas tem impulsionado as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino. Foram ofertadas, em 2019, 59.349 vagas aos profissionais.

O programa permite que cada profissional da rede curitibana de ensino escolha como fazer a formação continuada.

Foi assim que 13 professores da rede municipal participaram, em novembro, de um intercâmbio na Finlândia. A viagem fez parte de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal da Educação e os finlandeses, firmado em setembro de 2017 para troca de experiências na área de formação e desenvolvimento profissional.

A pedidos

O programa foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017, com os servidores da rede municipal de ensino, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional. Do resultado dessa consulta surgiu o Veredas, valorizando a autonomia dos servidores.

“Cada um escolhe seu itinerário, suas trilhas, buscas e veredas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira, mas, sobretudo, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, resume Maria Sílvia.

A secretária reforça que a inovação é outra característica do novo programa, que reúne ações híbridas, realizadas de forma presencial e a distância, com participações nas salas Google e monitoradas por professores mediadores.

Também ganhou um novo formato a Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), que agora é Expo Educação, uma feira interativa aberta a toda comunidade, gratuitamente.

“Em Curitiba a educação é inovadora na prática. O Veredas, o programa Linhas do Conhecimento, os investimentos em robótica, enfim, dezenas de ações realizadas no dia a dia nos tornaram referência e nos trouxeram o título de Cidade Educadora”, comenta Maria Sílvia.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress