O Programa de Aquisição de Alimentos é mais uma alternativa disponibilizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura para incentivar a produção agrícola familiar, ao mesmo tempo que facilita o acesso à alimentos saudáveis e seguros para a população.
De acordo com os últimos dados divulgados pela pasta, em 2019, já foram comprados e distribuídos cerca de 198 toneladas de produtos convencionais e 17 toneladas de orgânicos. Ao todo, são 49 locais contemplados, atendendo aproximadamente 7.000 pessoas.
Com uma variedade de 29 tipos de hortifrúti, a compra é feita semanalmente através dos agricultores do município. “São entregues kits para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além das 31 entidades socioassistenciais e da rede filantrópica de ensino”, revelou o secretário Marcio Toniolo.
A iniciativa é benéfica ainda para aqueles que vendem, como o agricultor Cleiton Slongo, que destaca a importância do projeto para seu dia a dia. “Participo a bastante tempo e posso dizer que é um programa inovar que está trazendo diversas mudanças na forma como trabalho, além de incentivar a produção local com a compra dos nossos produtos”, concluiu.
O programa conta atualmente com 94 produtores rurais credenciados – sendo mais de 60% mulheres. Já o valor investido pela Prefeitura em compra direta da agricultura familiar soma R$ 400.000,00. Entre os produtos adquiridos estão couve-flor, brócolis, beterraba, alface, almeirão, cheiro verde, espinafre, repolho, abobrinha, rúcula, agrião, temperos verdes e escarola.
Como participar
As instituições interessadas em participam para receber as hortifrútis, precisam estar registradas em algum dos Conselhos Municipais (Assistência Social, dos Direitos das Crianças e Adolescentes, dos Direitos da Pessoa Idosa). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Abastecimento, telefone: 3656-4561.
Já os agricultores e entidades que buscam se credenciar, existem a necessidade de aguardar a abertura de um novo processo.
O programa foi pensado e desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento em parceria com o Governo Federal e o Ministério da Cidadania.
Serviço
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Local: Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro
Contato: 3656-2490