A segunda fase do Programa de Apoio Direto à Inovação – PADI, desenvolvido por meio da parceria da Prefeitura de Piraquara e o SEBRAE/PR voltado para o desenvolvimento da agricultura e turismo local, foi realizada na sexta-feira, dia 15 de julho. Na oportunidade, produtores do município participaram da oficina sobre “Tsuti-Koji”, uma técnica para o desenvolvimento de um condicionador de solo natural com terra fermentada.
A atividade ocorreu na propriedade dos produtores rurais Mário e Elisa Nakui e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e consultor do PADI, Marcos Collet. Eles foram recepcionados com um café da manhã e após as explicações teóricas executaram a atividade prática para o desenvolvimento da técnica do Tsuti-Koji, utilizado para recuperação do solo empobrecido devido ao manejo inadequado. Uma prática que contribui para melhor produtividade e de baixo custo, pois o maior volume é de terra de barranco.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, acompanhou a ação prática e destacou o avanço do programa. “É um investimento que o município faz para contemplar os nossos produtores com novas tecnologias e com o que há melhor nessa área, por meio do SEBRAE/PR. É mais uma etapa desse programa inédito que oferta suporte técnico e o emprego da inovação a nossa agricultura”, destacou.
O Programa de Apoio Direto à Inovação – PADI prevê uma série de atividades, sempre desenvolvidas junto às propriedades levando informações, novas práticas e tecnologias aos produtores de Piraquara.