Pinhais é uma das cidades paranaense contempladas no Casa Fácil, programa do Governo do Estado que concede subsídio de R$ 15 mil às famílias, com até três salários mínimos, para conseguir o financiamento na Caixa Econômica Federal.
O evento da assinatura dessa parceria aconteceu na segunda-feira, dia 13, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou, entre outras autoridades, com a presença da prefeita Marli Paulino e do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Durante o ato, a prefeita agradeceu ao governador por facilitar o acesso à casa própria para os cidadãos de Pinhais. “Muito obrigado por incluir as pessoas da nossa cidade neste programa. Também agradeço o empenho das demais autoridades aqui presentes em proporcionar ações ao nosso povo e ainda a Construtora Pride, em nome do seu diretor de Engenharia, Janderson Hellmann, por investir em nossa cidade”.
De acordo com o governador, o programa Casa Fácil facilita a compra de 30 mil casas em todos os municípios paranaenses. “Para Pinhais são 68 casas e um investimento de quase R$ 13 milhões. Este é o maior programa de facilitação de casas próprias do Brasil que está fazendo uma revolução na construção civil do Paraná. Além da realização do sonho da casa própria, esse investimento movimenta a geração de empregos em muitos municípios”, afirmou Ratinho Jr.
De acordo com o Governo do Estado, as obras são executadas por construtoras cujos projetos foram aprovados pela Caixa Econômica Federal no programa Casa Verde e Amarela, e homologados pela Cohapar. Este foi o segundo lote do programa e, além de Pinhais, foram contemplados outros 11 municípios: Bituruna, Campo Mourão, Cantagalo, Castro, Dois Vizinhos, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itapejara d’Oeste, Missal, Quatro Pontes e São João do Triunfo.
Também participaram do evento, além da prefeita e do governador, o representante da construtora, o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário estadual João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas); o presidente da Cohapar, Jorge Luiz Lange; o deputado estadual Alexandre Curi; e Marques Calixto, da Superintendência Executiva de Governo do Paraná da Caixa Econômica Federal.
COMO PARTICIPAR
Podem pleitear o desconto as famílias com renda mensal de até três salários mínimos que não possuam casa própria e não tenham sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do Governo do Estado ou da União. Para os interessados em receber o benefício, as inscrições devem ser feitas no site cohapar.pr.gov.br/cadastro, por meio do preenchimento de uma ficha com dados pessoais, financeiros e de composição familiar, além da escolha do município de interesse.