Profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) participaram recentemente do Congresso Internacional de Saúde Mental. O evento foi realizado no município de Irati e reuniu estudantes e professores de graduação e pós-graduação e profissionais atuantes nas áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Justiça.
O Congresso Internacional de Saúde Mental foi promovido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Na oportunidade, o CAPS II de Pinhais teve três trabalhos selecionados para serem apresentados no Congresso, que teve como tema “Saúde Mental: acesso, território e diversidade”. Os trabalhos, apresentados pelo psicólogo, Marcelo Costa Benatto, a terapeuta ocupacional, Crislaine Andolfato, e a psicóloga, Silvia Rita Rodrigues, representam as diferentes atividades realizadas no CAPS II.
Nas apresentações foram abordados os seguintes temas:
– Territorialidade: a busca de novos espaços em saúde mental por intermédio do acompanhamento terapêutico e da arte;
– Grupo de culinária como meio de promoção da autonomia e reinserção social: relato de uma experiência;
– Projeto terapêutico singular: uma construção conjunta do tratamento em saúde Mental.
CAPS II
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) desenvolve atividades como: acolhimento; avaliações nas áreas de psicologia, psiquiatria, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem; atendimento psicológico, psiquiátrico, de serviço social, enfermagem e terapia ocupacional; atendimento em grupo: Grupos psicoterapêuticos, oficinas de serviço social, grupos de educação em saúde, oficinas terapêuticas, expressivas, oficinas geradoras de renda; atendimento para a família; visitas domiciliares; atividades comunitárias: participação de eventos, caminhadas, centros comunitários e entre outros.
Serviço
O CAPS-II está localizado na Rua 1º de Maio, 414. Para mais informações ligue 3912-5393 ou 3912-5730.