Profissionais de saúde de Pinhais participam de capacitação sobre testagem rápida para HIV

Profissionais de saúde de Pinhais participam de capacitação sobre testagem rápida para HIV

pinhais02

 

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, foi realizada no Centro de Controles de Agravos (CCA)

Na tarde da última quinta-feira (9), a Secretaria de Saúde de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu uma capacitação em Teste Rápido para o HIV. A iniciativa foi realizada no Centro de Controles de Agravos (CCA) e foi destinada a profissionais que atuam no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras Dielli Bondan Reis e Ana Eliza Zoldan.

O processo de capacitação nos testes rápidos qualifica e amplia as possibilidades de cuidado, priorizando as mulheres e crianças, no âmbito das redes de atenção à saúde no estado, como por exemplo, a Rede Cegonha e Programa Mãe Paranaense. Além disso, também contempla a população em geral, por meio de campanhas nacionais, como a “Fique Sabendo”, para os diferentes ciclos de vida: adolescente, adulto, idoso, como também para reverter as situações de vulnerabilidade na disseminação do HIV.

De acordo com Dielli Bondan Reis, o intuito da capacitação é preparar os profissionais para a execução dos procedimentos de testagem. “O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, reduzir a transmissão vertical do HIV e reforçar o compromisso dos enfermeiros no enfrentamento desta epidemia”, comenta.

Importância do teste

De acordo com o Ministério da Saúde, estar ciente do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, caso o indivíduo tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame. A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame, laboratorial ou o teste rápido, busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

Serviço

A testagem rápida para o HIV está disponível para a população em geral nas Unidades de Saúde da Família e também no Centro de Controle de Agravos (CCA), localizado na Rua 15 de Novembro, 92, Centro. O telefone para contato é (41) 3912-5399.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress