Dias antes do início das aulas na rede municipal de ensino de Araucária, em 07 de fevereiro, diversos grupos de profissionais estiveram mobilizados para receber orientações importantes e concluir os preparativos para o início do atendimento com as crianças. São milhares de pessoas que passaram por formação. Entre eles, professores, administrativos e trabalhadores terceirizados, como motoristas, merendeiras, cuidadores e inspetores. Para quase todos os grupos, as atividades ocorreram no Complexo Educacional de Araucária (CEAR), no Thomaz Coelho.
Formação pedagógica
Na última semana, os professores foram acolhidos e participam de formação pedagógica com o tema “Um olhar pedagógico para Alfabetização e Letramento”. As vivências pedagógicas ocorreram nas escolas Delani, Ambrósio e Arlindo. Atualmente, são cerca de 2.400 professores na rede municipal. Nesta semana, as atividades foram nas unidades onde o profissional está lotado. Os profissionais do quadro administrativo das unidades educacionais também passaram por formação no dia 2.
Há outros profissionais que também são fundamentais para o funcionamento das unidades educacionais e/ou atendimento às crianças. Entre motoristas e monitores, são 110 trabalhadores responsáveis pelo transporte seguro de crianças/estudantes ao longo do ano. No conteúdo da formação deles estiveram a atendimento a pessoas com deficiência e lembretes sobre questões de trânsito. As profissionais de limpeza também foram recebidas para instruções sobre as ações neste novo ano letivo.
Merendeiras
Outro grande grupo de trabalhadores que passou por formação nesta semana foram as merendeiras. Atualmente, são 309 pessoas responsáveis pela execução dos cardápios nas unidades educacionais. Para este grupo específico, a formação ocorreu no Departamento de Alimentação Escolar contou com atualização de informações necessárias e reforço quanto às boas práticas na produção de refeições. Da seleção dos itens para alimentação nas unidades, passando pela elaboração de cardápios para diferentes públicos e o acompanhamento e formação de merendeiras, esse amplo trabalho na Educação passa pela responsabilidade de profissionais de Nutrição. A alimentação escolar, além de um direito da criança, é vista pela Prefeitura como parte imprescindível para o desenvolvimento dos estudantes.
Cuidadores
Outros grupos ainda foram recebidos nesta semana. Foi o caso dos 165 cuidadores, profissionais contratados para realizar ações de cuidado, como alimentação, higiene pessoal e locomoção, nas unidades educacionais. Assim como no casos dos cuidadores, a contratação de inspetores e de profissionais de lavanderia é uma conquista histórica para as unidades educacionais. Esses profissionais chegaram para colaborar com tarefas específicas muito importantes na rotina das unidades e que não são atribuição dos servidores do magistério. Com os 97 inspetores, o atendimento às crianças nas unidades ganhou melhor organização, principalmente nos intervalos e entrada e saída de crianças. Já os profissionais de lavanderia, 13 no total, chegaram para realizar o processo de limpeza e secagem de itens que compõem o enxoval utilizado pelas crianças, necessidade aguardada há muito tempo nas unidades.