Os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) da rede municipal de ensino de Colombo já estão com o novo material didático para a Educação Infantil “Laboratório Brincar e Aprender”. E, para iniciar a aplicação das novas ferramentas nas salas de aula e aprimorar a aprendizagem dos alunos, os professores e coordenadores estão passando por formação.
O início dos trabalhos aconteceu na manhã do dia 26 de junho, segunda-feira, no complexo CAIC – Escola Municipal Pedro Viriato. “A implantação dos kits de materiais escolares visa oferecer suporte na prática pedagógica em sala de aula”, enfatiza o secretário de Educação e vice-prefeito, Professor Alcione.
Até o momento foram entregues em 26 unidades, e no segundo semestre mais 22 CMEIs receberão os materiais – a intenção é oferecer inúmeras possibilidades para educação infantil. Os materiais – disponibilizados pela a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Secretaria de Educação, visam favorecer o enriquecimento do trabalho pedagógico em diferentes vias de acesso, além de facilitar o aprendizado dos estudantes.
Professores articuladores
Para a coordenadora da Educação Infantil, da Secretaria de Educação, Marcia Eluisa Contente Estevam, os professores serão articuladores dentro desse processo de aprendizagem. “O nosso objetivo é combinar o eixo interações e brincadeiras explorando todo esse material que as unidades estão recebendo. Além da diversidade de recursos, os profissionais poderão fazer um planejamento diferente de acordo com a faixa etária dos pequenos. São inúmeras as possibilidades de se utilizar esse material. Vários recursos pedagógicos para trabalhar com as nossas crianças e aproveitá-lo de acordo com a faixa etária e explorá-lo de várias formas”, explica.
O objetivo inicial do encontro foi apresentar as novas ferramentas aos representantes dos CMEIs. “É um momento importante com os nossos professores, vamos dialogar e debater sobre as metodologias e estratégias que serão utilizadas com essas novas ferramentas. Vamos trocar experiências, conhecer as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia, além de mostrar que os estudantes possuem todas as condições de alcançar o seu desenvolvimento”, explica o secretário.