Professoras do CMEI Norma Berneck, em Araucária, usam massagem indiana para bem-estar de bebês

Professoras do CMEI Norma Berneck, em Araucária, usam massagem indiana para bem-estar de bebês

CMEI Norma Berneck
A partir do fortalecimento do vínculo entre as professoras e os bebês, por meio do contato próximo e olho no olho, a massagem também auxilia no processo adaptação da criança à unidade.

O cuidado e bem-estar dos bebês e crianças são prioridades na rede municipal de ensino de Araucária. O trabalho desenvolvido na educação infantil une o CUIDAR e o EDUCAR e é desenvolvido de acordo com a organização curricular de Araucária, que orienta sobre saberes e conhecimentos que devem ser apresentados aos bebês e crianças de acordo com sua faixa etária, além de prezar pelos direitos de aprendizagem na infância. Para além do currículo, as unidades também podem oportunizar algumas práticas extras diferenciadas. No Cmei Norma Von Muller Berneck, no Capela Velha, três professoras da educação infantil utilizam a Shantala, uma massagem milenar de origem indiana, para acalmar, reforçar o afeto e a confiança com bebês muito novinhos (menores de 1 ano).

O método

O método começou na turma de Infantil Bebê com a professora Delinir Vaz Padilha, em 2022, e neste ano também conta com a participação das professoras Leila Maria de Souza Sayão e Viviane Miranda Bertoli. Elas se revezam no atendimento a essas crianças da mesma turma com a Shantala. No espaço onde as crianças estão há sempre um som ambiente como forma de estimulá-las ou para trabalhar o relaxamento. Na tarde do dia 8, segunda-feira, entre outras composições, a turminha ouviu uma obra do italiano Antonio Vivaldi. Músicas populares também estão no repertório dessa e de outras turmas da unidade.

Maior vínculo

Mãe, a professora Delinir explica que fazia essa massagem nos próprios filhos e conta que percebia que eles acalmavam. “É um método importante para o contato afetivo”, avalia ela. A massagem é indicada para crianças que sofrem com cólicas. Marcada por toques suaves e comum na relação entre mãe e bebê, a massagem foi adaptada para o ambiente de unidade educacional. Há de se ressaltar que as professoras respeitam a liberdade de escolha da criança em querer ou não receber a massagem e o momento é de transmitir calma e confiança aos pequenos. Esse atendimento é focado na individualidade de cada criança e, segundo a equipe do Cmei, é comum que crianças relaxem com a Shantala a ponto de dormir.

Entre os vários benefícios dessa massagem de origem indiana estão a melhora na consciência corporal do bebê, o estímulo à autonomia e aos movimentos coordenados. A partir do fortalecimento do vínculo entre as professoras e os bebês, por meio do contato próximo e olho no olho, a massagem também auxilia no processo adaptação da criança à unidade. O choro diminui e o bebê se sente mais confortável durante a permanência no Cmei.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress