Quem utilizou regularmente nos últimos 15 anos o Telegramática, serviço gratuito da Prefeitura de Curitiba no qual é possível tirar dúvidas relativas à língua portuguesa pelo telefone, deve conhecer a voz da servidora Rosana Wippel, de 66 anos. Até o mês de julho, ela integrou a equipe de professores que fazem os atendimentos. Após mais de 30 anos de trabalho no município, Rosana se aposentou.
“Corrigi muitos erros na carreira, mas vi que o meu próprio erro era postergar a aposentadoria”, explica Rosana sobre os seus últimos anos na ativa. “Minha família precisou muito de mim e, mesmo podendo, eu não parei de trabalhar, porque amava o que fazia”, explica sobre o seu trabalho no Telegramática.
No dia 3 de agosto, logo após a cerimônia mensal do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), que celebra a aposentadoria dos servidores, Rosana participou da sua primeira aula de francês. “Não vou perder nem um minuto da minha aposentadoria”, avisa.
Viver sem parar
A servidora quer viajar para visitar filho e netos que vivem na França. “Quero continuar fazendo cursos e mais cursos”, conta empolgada sobre o novo ciclo. “Não quero parar de aprender”, completa.
Rosana também pretende continuar se exercitando diariamente na academia, rotina que tem desde a juventude, quando dava aulas de dança. “O negócio é não parar.”
Telegramática
Rosana tem orgulho de ter integrado a equipe do Telegramática, serviço que existe desde 1985 e que recebe cerca de mil consultas por mês. Ela considera que não houve perda de público nem para a internet. “Muitas pessoas, principalmente profissionais da escrita, quando vão pesquisar alguma dúvida, encontram informações incoerentes. A equipe do Telegramática traz credibilidade ao usuário”, esclarece.
Para tirar as suas dúvidas na hora da escrita, você pode ligar para os telefones (41) 3350-3642 ou (41) 3350-3645. Também há a opção de enviar o questionamento via Portal da Educação.
O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O interessado não precisa se identificar.