A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais há cerca de quatro meses iniciou uma série de encontros entre produtores de hortifutis orgânicos do Município e empresários de São Paulo.
O resultado das rodadas de negociação começaram há dois meses com o início da comercialização de hortifrutis produzidos no Município e o estado vizinho. Segundos dados da Secretaria, hoje são feitas três entregas semanais de produtos orgânicos como brócolis, alface, repolho e outros.
Segundo o chefe da Divisão de Agricultura da Secretaria, Paulo da Nova, os empresários voltaram sua atenção para São José dos Pinhais, pois é o maior produtor de hortifrutis da Região Metropolitana de Curitiba e um dos maiores do Estado. “Fortificar a agricultura familiar em São José dos Pinhais é um dos nossos objetivos, essa ponte com os empresários de São Paulo e os resultados que estamos colhendo permite um incentivo ainda maior aos produtores locais e uma opção a mais na renda das famílias da área rural”, destacou Paulo.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento possui os programas Ilha Verde e Produção Orgânica, ambos criados pela Lei Municipal nº. 1738/2011, e que tem como objetivo promover a certificação orgânica para produtores familiares, agregando valor e melhorando a qualidade dos alimentos fornecidos.
A visita dos empresários de São Paulo que fornecem para grandes redes atacadistas foi para conhecer os programas de assistência e incentivos promovidos pela Secretaria aos produtores locais. Para o produtor Claudinei Cordeiro da região da Campina do Taquaral, a nova oportunidade de negócio e o novo mercado consumidor, permitiram que ele ampliasse sua lavoura. “Hoje eu entrego seis mil unidades de hortifrutis, e isso representou um aumento de 15% na renda da minha família, só tenho a agradecer a Secretaria pela iniciativa”, comentou Claudinei.
Para mais informações sobre os programas Ilha Verde e Produção Orgânica, os interessados podem ligar para o telefone (41) 3381-5824.