A tecnologia sem dúvida é uma grande aliada nos dias atuais e facilita a vida de muita gente, mas todo o cuidado é pouco com os golpes digitais. O Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, orienta o consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados com os golpes, agora através do PIX.
O PIX é um meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente em outubro de 2020. O crime relacionado ao PIX funciona quando algum golpista consegue invadir a conta do WhatsApp (seja por algum link que o usuário entrou ou algum dado pessoal que foi disponibilizado por alguma mensagem ou ligação) e manda mensagem para seus contatos pedindo alguma transferência via PIX.
“Para evitar essa situação os cuidados devem ser redobrados com os pedidos de dinheiro através de mensagens pelo celular. Deve-se sempre checar a autenticidade do solicitante”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, destaca que as transferências pelo PIX são feitas em até 10 segundos e isto dificulta e muito reverter a situação. “Em casos de dúvidas sobre a garantia de seus direitos, orientamos que o consumidor procure o Procon-PR”, alerta.
ATENDIMENTO
O Procon-PR disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
- www.consumidor.gov.br
- faça aqui sua reclamação (http://www.procon.pr.gov.br/modules/inscrit_quest/formulario.php?codigo=26) – se a empresa reclamada não estiver na plataforma consumidor.gov.br
- escreva procon:
Envie correspondência para
ESCREVA PROCON
Rua Emiliano Perneta, 47
80010-050 – Curitiba – PR