Pró-Metrópole recebe instituições de ensino superior para parcerias com a RMC

Pró-Metrópole recebe instituições de ensino superior para parcerias com a RMC

O objetivo é realizar atividades de extensão universitária para apoio técnico e científico aos municípios vizinhos da capital

A comunidade acadêmica do Vale do Pinhão vai ampliar parcerias com os municípios da Grande Curitiba. Na terça-feira (19/7), o comitê gestor do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole) se reuniu, na sede do Sebrae/PR, na capital, com representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

“Vamos iniciar parcerias para realização de atividades de extensão universitária para apoio técnico-científico aos municípios da Região Metropolitana”, destacou o presidente do Pró-Metrópole e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ao abrir a reunião.

Segundo ele, a participação e a expertise das universidades deve ser exaltada especialmente na contribuição do desenvolvimento regional, de forma que resulte no maior programa social que pode existir: a geração de empregos. “Começa aqui uma grande oportunidade para ajudar nos problemas pontuais”, reforçou Pimentel.

O secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, destacou que o próximo passo é identificar as dificuldades dos municípios para que sejam direcionadas aos estudos dos acadêmicos. Ele citou o trabalho que resultou no Diagnóstico do Plano Regional de Desenvolvimento da RMC.

“No levantamento realizado nos 28 municípios vizinhos da capital paranaense foram coletadas informações pontuais sobre agricultura, turismo, indústria e comércio. Também foram compilados dados sobre as dificuldades enfrentadas e integração entre as cidades. Este foi o diagnóstico, agora virá o prognóstico”, explicou.

Missão

O diretor da Escola de Engenharia e Arquitetura da UFPR, Horácio Tertuliano Filho, disse que a “universidade só tem sentido quando torna a sociedade melhor e que inserir a UFPR no contexto é um motivo de muita honra.”

O diretor geral do campus Pinhais do IFPR, Celso Luiz Buiar, salientou que o foco da instituição é multiplicar a expertise no uso de ferramentas e tecnologias. “Podemos citar projetos de robôs e serviços para que os pequenos empresários que otimizam a produção, reduzam custos e melhorem os processos em geral”, pontuou.

A UTFPR foi representada pelo pró-reitor adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias, Fernando Molin, que falou sobre o trabalho em rede, com tecnologia e humanismo. “Se a universidade não servir à sociedade, não está cumprindo seu papel”, reforçou.

A PUCPR também participou da reunião, com a manifestação do gerente de planejamento e extensão da instituição, Rodrigo Andrade. Ele enfatizou que nenhum diploma representa mérito próprio, pois configura uma “hipoteca social”. “Não estamos falando somente de profissionais, mas de pessoas com formação técnica para estar a serviço da sociedade e ajudar no desenvolvimento”, observou.

Também participaram da reunião Marcos A. Zanetti (prefeito de Balsa Nova); Airton Hack (Associação Comercial do Paraná); Celia Regina Rocha (Acial – Associação Comercial Industrial Agropecuária da Lapa); Marcelo Ferraz Cesar (administrador da Regional Tatuquara); Weliton Perdomo, Luiz Roberto Zaia, Alissele Liceski Rabiço e Luiz Rolim de Moura (Sebrae); Alvaro Pereira (UFPR); Samanta Ramos Santos (IFPR); Genesio de Siqueira Junior e Luiz Ribeiro (Secretaria para o Desenvolvimento da RMC); Marcio Wosniak (Casa Civil do Governo do Paraná); Eros Tozetto (Adetur – Agência de Desenvolvimento Turístico), Neco Prado e Cesar Augusto do Nascimento (Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba); Tatiana Turra e Elaine Leal (Instituto Municipal de Turismo); Paulo Cesar Naiuack (Comércio); e Gustavo Martini Buso (PUC PR).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress