Foi realizada na cidade de Pinhais, na manhã da última terça-feira, dia 2 de agosto, a oficina de planejamento do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Pró-Metrópole. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Esta primeira oficina de planejamento contou com representantes de 12 cidades que compõem o anel central da RMC: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. Já na quarta (3) e quinta-feira (4), os demais municípios da RMC, dos núcleos territoriais sul e norte, também se reuniram em Mandirituba e Cerro Azul.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, que na ocasião representou o presidente do Pró-Metrópole, o encontro é resultado do levantamento realizado nos 28 municípios vizinhos da capital paranaense, sendo que foram coletadas informações sobre agricultura, turismo, indústria e comércio e compilados os dados sobre as dificuldades enfrentadas e integração entre as cidades. “Identificamos as limitações e possibilidades de reforçar potencialidades para elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento, com discussões sobre as necessidades de cada município”, afirmou o secretário.
Na oportunidade, a anfitriã, prefeita de Pinhais, Rosa Maria, além de dar as boas-vindas aos participantes, reforçou a relevância da ação para o trabalho em conjunto dos municípios da RMC. “Penso que todas as ações em prol do movimento da Região Metropolitana são sempre bem-vindas. Nossa gestão tem trabalhado muito em todos os assuntos que têm em comum as questões metropolitanas. Estamos sempre inseridos porque há situações comuns que precisam ser discutidas juntas com as outras cidades, contribuindo com que a Região Metropolitana busque e debata soluções e alternativas”, disse a prefeita.
Na oficina, a equipe da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná conduziu as atividades. Também aconteceram dinâmicas coletivas e discussões sobre desafios de governança. O encontro também teve a presença de representantes das instituições de ensino superior, as quais estão iniciando projeto de extensão universitária com o Pró-Metrópole. O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica somada à capacidade técnico-científica e gerar cooperação com o poder público da Região Metropolitana.