sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Primeira horta comunitária de Pinhais é inaugurada em parceria com a Apae

Primeira horta comunitária de Pinhais é inaugurada em parceria com a Apae

horta comunitária de Pinhais
Programa da Prefeitura de Pinhais oferta insumos e orientações à comunidade para a produção orgânica de alimentos saudáveis

Morango, repolho, araçá, cebolinha, jabuticaba, escarola… É apenas a inauguração, mas a variedade já é grande na primeira horta comunitária de Pinhais. O espaço preparado para o cultivo de hortaliças, entre frutas, verduras, legumes, temperos e chás, está localizado no Jardim Amélia, e foi inaugurado no dia 26 de junho, segunda-feira, com a visita dos alunos e profissionais da Apae, servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, com a participação da prefeita Rosa Maria.

O terreno da prefeitura foi reaproveitado para o projeto, pensado especialmente para os alunos da instituição. Toda a produção, desde a preparação do solo até a colheita, é feita de forma 100% orgânica, atendendo o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Além das variedades mencionadas no início da matéria, o local conta com espaço para as plantas de raízes profundas, como milho, mandioca e feijão.

Uma mandala central concentra a produção de temperos e chás, como a sálvia, hortelã, manjericão, coentro, alecrim, entre outros. O espaço ainda contempla uma área para as Plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e dispõe de uma composteira para os biofertilizantes e uma bombona que reserva água não potável para a irrigação.

Horta Suspensa

Uma horta suspensa foi planejada especialmente para as atividades desenvolvidas pela Apae. Com ela, os alunos cadeirantes podem ter contato direto com a produção das hortaliças. Além da prefeita, o dia de inauguração contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, e da secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu.

A diretora da Apae, Liliane de Almeida, destaca a parceria firmada com a Prefeitura de Pinhais para o desenvolvimento do projeto. “Nós temos o projeto de horta já dentro da instituição, mas agora vai ser ampliado, porque este espaço está todo adaptado, todo preparado para eles. Lá nós temos um espaço pequeno e restrito e não conseguimos desenvolver tanto mais, já aqui é mais amplo, temos variedades e mais opções para trabalhar com eles. Também lá com o professor, diariamente, que tem no seu currículo a parte de trabalho ambiental e alimentação saudável, então tudo isso a gente vai poder trazer pra cá”, comenta.

Oportunidade

Atendendo cerca de 120 alunos, a Apae de Pinhais agora é responsável pela horta comunitária inaugurada pela prefeitura, por meio do trabalho desenvolvido pelas equipes do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), que viram no bairro uma oportunidade de iniciar o programa em um terreno que pertence ao município e hoje está reaproveitado.

“A ideia é essa: a prefeitura, independente do terreno, dá o suporte, a orientação, qual a melhor forma de plantar, em relação também com eventuais pragas, então a gente ensina de uma forma completamente orgânica, que é o objetivo do programa. A Apae que irá desenvolver essas atividades, mas nada impede que eles possam fazer um preço simbólico aos moradores do bairro, abrindo parceria com os próprios vizinhos”, explica Jorge Ricardo, diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Semde.

Interação

A prefeita Rosa Maria interagiu com os alunos da Apae durante a inauguração do espaço. “Todos ajudaram muito para que este espaço ficasse prontinho para vocês. Estamos muito felizes com a ideia de multiplicar, ter outras hortas na cidade, porque foi um combinado muito bacana, onde vocês possam vir, olhar, molhar, ver o morango crescer e produzir. Estou muito feliz que vocês estejam aqui, obrigada pela parceria. Quando somos parceiros, fazemos mais”, finalizou.

Horta comunitária no Emiliano Perneta

Além da horta mantida pela Apae, a Semde já prepara a inauguração da segunda horta comunitária, na região do Emiliano Perneta, onde um grupo com mais de 20 pessoas da comunidade irá desenvolver e cuidar do projeto.

Jorge Ricardo reforça que a participação da população norteia todo o programa. “A gente vai até a comunidade, fala da ideia, mostra qual é a atuação da prefeitura, mas o objetivo é que a própria comunidade produza, plante, cuide, enfim, que coloque a mão na massa para iniciar o projeto”, comenta.

Serviço

O Programa Horta Comunitária tem como objetivo orientar, desenvolver e divulgar o conhecimento sobre a importância da alimentação saudável para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos, Organizações Sociais, escolas e instituições localizadas em Pinhais. O Departamento de Agricultura e Abastecimento (DEAAB) fornece adubo, mudas e orientação técnica.

Para mais informações, entre em contato com o DEAAB pelo telefone e WhatApp: (41) 99268-0724.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress