O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 8. Esta é uma data que tem a intenção de conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção a esta doença, a segunda que mais mata pessoas em todo o planeta.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, o câncer é uma doença que não tem uma causa única. Há diversos fatores externos (presentes no meio ambiente) e internos (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas), que interagem de diversas formas e dão início ao surgimento do câncer.
Estudos indicam que entre 80% e 90% dos casos estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, hábitos e estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Nesse aspecto, entendem-se as questões relacionadas ao meio em geral, como água, terra e ar, o ambiente de trabalho (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) e o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). Todos esses fatores são de riscos ambientais de câncer, alterando a estrutura genética (DNA) das células.
No Brasil, os casos de câncer mais registrados anualmente são o de pele, mama e o de próstata. Em Pinhais, segundo levantamento da Secretaria de Saúde, no período de 2015 a 2020, o município registrou 845 casos da doença, sendo diagnosticados mais de 60 tipos. Os que tiveram maior número de registros foram: 1º – pulmão (11,8%), 2º – mama (8,2%), 3º – próstata (7%), 4º – estômago (6,2%) e 5º – fígado (5,5%).
A prevenção ao câncer engloba algumas ações para reduzir os riscos de ter a doença. Entre elas, podemos destacar a questão de não fumar, pois essa é a regra mais importante para prevenção, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. O cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, por isso é fundamental parar de fumar. Outro ponto é ter uma alimentação saudável, rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Mais questões que contribuem são, manter um peso saudável ao longo da vida e a prática de atividades físicas. Os especialistas também recomendam evitar o consumo de bebidas alcoólicas, carnes processadas (salsicha, mortadela, entre outros), além da exposição ao sol entre 10h e 16 horas e a agentes cancerígenos (químicos, físicos e biológicos) no trabalho.
Já para as mulheres, especificamente, aquelas entre 25 e 64 anos, devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos e as meninas de 9 a 14 anos tomar a vacina contra o HPV, além de fazer o exame preventivo (Papanicolau).
Em Pinhais, a pessoa que sentir algum problema deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. O médico fará a consulta e de acordo com a situação do paciente o encaminhamento ao especialista. Além disso, as mulheres têm à disposição nas unidades os exames preventivos e o de mamografia.
O câncer é uma doença perigosa, logo, a prevenção é fundamental. A coordenadora da Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, Katia Gaberz Kirschnik, diz que a melhor forma de combater essa doença é seguir as recomendações, garantindo assim uma vida saudável. “Eu digo que há algumas questões que não temos controle, governabilidade, mas em relação ao câncer devemos tentar ter uma vida mais saudável possível. Seja tendo uma alimentação adequada, fazendo atividade física, não fumar e não beber. Pela minha experiência profissional, vemos que quanto mais saudável for à vida da pessoa, menor é o risco que ela terá de desenvolver qualquer tipo de câncer. A qualidade de vida contribui para não ter essa doença” afirma.