O Prev São José, que é uma entidade autárquica com personalidade jurídica de direito público interno, detentora de autonomia administrativa, gerencial, orçamentária, financeira e patrimonial, passou por uma auditoria do Ministério da Previdência Social, com parecer positivo, uma vez que está cumprindo a legislação de forma correta.
Segundo o Presidente do Prev São José, Osmário José Cordeiro, essa foi a primeira auditoria referente a atual Administração. “Tudo que as legislações municipal e federal preconizam estamos cumprindo à risca, o que torna os resultado de nosso trabalho muito positivo e transparente, aumentando a credibilidade do Prev São José junto aos seus segurados”, comenta Osmário.
O período analisado pela auditoria direta de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) foi de janeiro de 2013 a abril de 2015. Após a conclusão dos trabalhos, o Ministério emitiu relatório conclusivo onde não foram verificadas situações de descumprimento em relação aos critérios analisados.
O Prev São José foi criado por meio da Lei Complementar nº 15/2005, sendo vinculada à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, sua estrutura organizacional é composta pelo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
Dentre as finalidades do Prev está a de gerir o Regime Próprio de Previdência do Município de São José dos Pinhais (RPPS), a fim de promover análise e concessão de benefícios previdenciários como aposentadorias aos servidores e pensões a seus dependentes. Cabe ainda ao Prev São José a aprovação e administração da Política de Aplicação e Investimentos dos recursos previdenciários.
Hoje o Prev São José possui 1.310 beneficiários, dos quais 1.068 são aposentados e 242 pensionistas. Atualmente ocupa o terceiro lugar no Estado e o 33º lugar no país referente ao RPPS, em volume de recursos.