O presidente do Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), parabenizou a prefeita Rosa Maria pela sensibilidade e capacidade de mobilizar a máquina administrativa com agilidade para atender aos anseios da comunidade escolar por mais segurança nas escolas e Cmeis. A operação ‘Escola Mais Segura’ deve implantar uma série de medidas que garantem mais segurança nas instituições de ensino municipais até o dia 20. ”A prefeita Rosa Maria, como chefe do Poder Executivo Municipal, professora, ex-diretora de colégio, mãe, avó, não poderia deixar de se preocupar e investir em prevenção a violência nas escolas. Além de investimentos em tecnologia, a exemplo da instalação de mais câmeras, vídeo-porteiro, botão do pânico, reforço na Patrulha Escolar, e outras medidas, a prefeita tem procurado tranquilizar a comunidade. Afinal, contamos com o serviço de inteligência das polícias, que atua de forma integrada ao Governo do Estado, e não há motivos para pânico, para deixar de frequentar aulas. Nosso município está atento e prevenido contra eventuais ações criminosas, ataques. Não podemos ceder a boatos que, muitas vezes, surgem na internet, sem respaldo na realidade. Em Pinhais, estamos cientes de alguns casos que ocorreram em escolas de outras localidades do país, por isso, investimos em prevenção. Mas, temos de confiar nas forças de segurança do município e seguir em frente, com tranquilidade. Escola deve ser um local de acolhimento, em que todos se sintam seguros para que a educação aconteça, realmente. Nós, do Poder Legislativo, aprovamos o aporte de recursos para as novas medidas de segurança. Toda a estrutura da administração pública está engajada na defesa de mais segurança nas escolas e de garantir mais tranquilidade a educadores, pais, alunos e servidores”, ressaltou.
Binga pede tranquilidade a comunidade escolar quanto a “boatos” sobre insegurança nas escolas
O vereador Binga (Cidadania) lembrou, ao discursar no Grande Expediente, que o município já conta com a Patrulha Escolar e passará a contar com o programa Pinhais Escola Mais Segura, que deverá ser implantado até o próximo dia 20. ”Temos de cuidar com a boataria. O que aconteceu na Escola do Weissópolis foi um caso isolado, sim. Temos a Guarda e a PM do estado fazendo um grande trabalho. O Ratinho Júnior colocou o Coronel Hudson para a Secretaria de Segurança Pública, que é o ‘cara’ em segurança pública. Os meninos que assaltaram a escola em Pinhais se deram mal graças ao grande trabalho articulado de todas as forças de segurança do município e do estado. Eles visavam roubar celulares dos alunos, mas, encontraram a escola com crianças menores, que não levam celulares pra escola. Esperavam encontrar alunos adolescentes, que costumam levar celular”, comentou.
Filho diz que não há problema de violência nas escolas de Pinhais
O vereador Filho (PSD) disse, na tribuna, que o município tem debatido sobre um problema que não existe em Pinhais, ao falar sobre violência nas escolas. ”Estamos debatendo sobre um problema que não existe em Pinhais. Como autoridades públicas, temos de transmitir sensação de segurança a comunidade. Não podemos disseminar pânico sem fundamento. Houve vereador, aqui, que pediu três guardas para cada escola. Vamos querer guardas para dar tiro por engano nos pais? Falar que tem de matar bandidos é fácil. Mas, vão enfrentar um bandido frente a frente, com uma arma, para verem se é fácil. Eu já enfrentei e vi que é muito difícil. Muito fácil dizer que o policial tem de estar armado nas escolas e matar bandidos. Mas, quem vai responder na justiça por ter matado é ele sozinho. Nos Estados Unidos, onde a segurança pública é muito melhor que a nossa, onde é um país mais organizado, não se consegue evitar os ataques em escolas, onde ocorrem ataques muito mais que aqui”, considerou.
Tielo agradece aprovação de Título de Cidadão Honorário de Pinhais a secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva
O vereador Tielo (PSC) agradeceu a aprovação por unanimidade do projeto de sua autoria para Título de Cidadão Honorário ao secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva, presente a sessão do dia 11, terça-feira, e convidado para sentar a Mesa-Diretora. ”Agradeço pelos votos de todos os vereadores. Um homem de caráter, honestidade e competência como o Guto é merecedor do título. O Guto tem sido muito guerreiro, desde que foi vereador, depois deputado e, agora, na Secretaria de Planejamento, depois de ter passado pela Casa Civil. É um orgulho dar um Título de Cidadão Honorário a ele”, elogiou.
Secretário Guto Silva afirma querer honrar Título com muito trabalho pelo município
O secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva, expressou alegria e honra pela aprovação, por unanimidade, da concessão de Título de Cidadão Honorário do município a seu nome. ”Uma honra, uma alegria, espero honrar essa galhardia e poder retribuir com muito trabalho para o município. Agradeço o voto de cada vereador, cargo que atua como um elo entre a população e o poder público. Já fui vereador e sei da importância de se dar voz à população, levando seus anseios aos canais competentes, permitindo que o processo democrático se dê de forma mais efetiva”, agradeceu.
Jane Carteira lembra que segurança em Pinhais é prioridade, inclusive, nas escolas
A vereadora Jane Carteira (PROS) parabenizou a prefeita Rosa Maria pela grande preocupação e capacidade de ação ao lançar o programa “Pinhais Escola Mais Segura”. ”Como prefeita, professora, mãe, avó e filha, a prefeita está preocupada com a prevenção a violência nas escolas. As escolas precisam, sim, de mais segurança. E a Prefeitura está adotando todas as medidas necessárias para garantir mais segurança. Quero tranquilizar os pais, as coisas estão acontecendo. Por que, em Pinhais, segurança sempre veio em primeiro lugar“, tranquilizou.